Rui Werneck de Capistrano

Altorretrato

Logo depois, às cinco e…, participei da gênese do mundo, mas não me lembro muito bem — nem de qual era a proposição inicial, nem do que resultou… Tentei calar a voz interior — mas só obtive interferências de ondas misteriosas da atmosfera — e vomitei palavras cruzadas na Fonte do Duchamp. Na saída, esbarrei no Surrealismo. Ele preferiu não entrar em conversação, pois a Escultura e a Arquitetura não haviam sido aceitas no pinel de sua lavra, justamente pelo caráter duradou… O inesperado os objetos, telas e textos não podiam durar ou perderiam o poder de proporcionar prazer ou desgos…

Já passava um pouco das sete e quaren… e a coisa parecia não sair do lugar nem se mover na direção contrária. Perguntei se o tal senhor Ready Made daria um show à parte ou… Dalí não quis responder — como de costume. Apenas jogou verde pra colher maduro. E ficou rico. Empurrei a coisa escada abaixo e mesmo assim ninguém demonstrou o mínimo interesse. Madame Rochas que tomava Recalcitrante 500 mg fez um pequeno discurso em prol das carências afetivas da população em ger…

Eu sabia que tinha certeza: logo apareceria um crítico ou massagista de egos para acender a luz do urinol. Foi quando Hegel se levantou e soltou no ar verde um pum sépia de raro esplendor: — A missão da arte é levar à consciência os supremos interesses do espírito. Houve certa comoção depois desse tiro ao pombo.  Roupas rasgaram-se em protesto, o tomate pegou o primeiro cavalo que passou encilhado, vertentes e variantes estéticas trocaram tapas e cartões de visita, o espírito bateu em vão na porta da consciência para falar de seus interesses obscuros e um avião partiu. A arte, como coisa em si, não cabia na sala. Ela subiu num banquinho e se pendurou pelo pescoço num móbile do Calder. Estava decretada a…

Hoje é domingo, sete e meio para as quatro e trinta e dois. Não tem leite na geladeira.

Rui Werneck de Capistrano está, mas não se encontra (30|7|2010)

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em humor, Leiteratura, rui werneck de capistrano, Três por cento de um décimo de segundo e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

2 respostas a Rui Werneck de Capistrano

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.