Bate-papo com cartunistas na Itiban

canetaNo dia 21 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, Galvão Bertazzi, autor de Vida Besta e As crônicas bizarras do Absurdyum; Koostella, de Gefangene – Sem saída e Grounfff!!!; e Pedro Franz, que produziu Suburbia e Promessas de Amor a Desconhecidos enquanto espero o fim do mundo estarão na Itiban Comic Shop para o lançamento de seus trabalhos, bate-papo com o público e sessão de autógrafos. A medição será do jornalista Yuri Alhanati.

Os Autores

Galvão Bertazzi – Galvão é ilustrador e quadrinista. Publica Vida Besta nos jornais Diário Catarinense (SC) e O Popular (GO). Já publicou seu trabalho em diversos jornais e revistas: Revista Internazionale (Itália), Folha de São Paulo (SP), O Popular (GO), Gazeta de Goiás (GO), além de ilustrar para diversas editoras como Abril, Saraiva, Edições Paulinas e Letras Brasileiras. Fundou sua própria editora, a Juarez & Donizete, pela qual já lançou Vida Besta, As crônicas bizarras do Absurdyum – Livro 1 e Conejos.

Koostella – Cartunista e ilustrador, é autor do livro de tirinhas Quem é Toniolo?, organizador e autor de diversas exposições de cartuns no Brasil e Alemanha, entre elas a Die Cartoons des Weltsozial Forums, que fez parte do congresso internacional de quadrinhos Comicologischer Congress em 2004 na cidade de Munique. Produziu para a revista Brazine, em Berlim, tirinhas satirizando a vida do imigrante brasileiro. Publicou seus cartuns em jornais como O Pasquim 21 e hoje seus trabalhos podem ser encontrados em revistas como Zupi e Eulenspiegel. Publicou Gefangene – Sem saída (2010), pela Zarabatana Books. Fundou sua própria editora, a Crime da Mala Editions, que já colocou no mundo Grounfff!!!, Gefangene – Sem saída: Bônus track e Frotey Spectra.

Pedro Franz – Ilustrador, designer visual e quadrinista. Publicou de maneira independente a série Promessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo. Já ilustrou para a Piauí, Rolling Stone, Gataflora (Argentina), Cândido, entre outras publicações. Teve HQs lançadas na revista Samba, Massive (Portugal) e Lado7. Lançou recentemente Suburbia, a revista MIL – Bukkake (Cachalote), Promessas… – vol. 3 – Potlatch e participou da adaptação Ensaio do vazio.

Obras a serem lançadas na Itiban

As crônicas bizarras do Absurdyum – livro primeiro (Galvão Bertazzi). A esquisita aventura de um caipira radioativo e seus amigos: um porco falante e uma ostra com asas de borboleta no submundo de uma nada pitoresca cidade, onde malabares derretidos e paquidermes atravancam o trânsito, e todos os caminhos levam a deuses fanfarrões que cobram caro para satisfazer desejos humanos tão ocultos. Esse é o primeiro livro da Trilogia do Absurdo, a saga de nossos incomuns heróis rumo à catástrofe de toda a realidade. Até então inédito no Brasil, a HQ já foi lançada na Itália em 2009 pela Lavieri. Ah, são apenas 100 cópias nessa primeira edição do livro.

Conejos (Galvão Bertazzi) Até onde alguém iria para vingar um amor roubado? Até onde a raiva pode impulsionar o mais impuro dos desejos mundanos: o amor? É uma experiência gráfica e narrativa em formato de ZINE. Como o próprio autor diz: “É uma bela história de amor.”

Vida Besta por Galvão (Galvão Bertazzi) O primeiro lançamento da editora Juarez & Donizete foi esta seleção das tiras Vida Besta, publicadas diariamente pelo Galvão em seu site e em vários jornais brasileiros. A edição é um apanhado das tiras lançadas num período que vai de 2007 até 2012.

Frotey Spectra (Koostella) Frotey Spectra é um fanzine com nove maneiras de mandar tudo pro espaço.

Gefangene – Sem saída: bônus track (Koostella) Gefangene – Sem Saída / Bonus Track, é uma publicação independente da Crime da Mala Editions que traz 9 histórias novas, formando assim, o que seria um quinto capítulo do livro Gefangene – sem saída (2010), da Tonto e Zarabatana Books.

Grounff!!! #1 (Koostella) Grounfff!!!#1 vem com tudo o que um fanzine merece: Capa colorida, formato A4 e miolo em preto e branco com impressão barata para os olhos não ficarem mal acostumados. Dentro você encontra 32 páginas de quadrinhos de horror jamais impressos antes.

Grounff!!! #2 (Koostella) Esta edição, assim como Grounfff!!!#1, é uma antologia dos quadrinhos mais bizarros do Koostella. Algumas histórias até são as mesmas do primeiro fanzine, só que desta vez elas foram bagaceiramente traduzidas para o inglês e a impressão foi feita numa gráfica.

 Um morto que vive (Koostella) São 4 histórias de horror em quadrinhos narradas em versos e baseadas na citação “o livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive” de Padre António Vieira (1608-97).

Suburbia (Pedro Franz) Essa HQ é uma adaptação da série transmitida pela Globo em 2012, criada por Luis Fernando Carvalho e Paulo Lins. A versão em HQ foi feita por Pedro Franz e lançada pela Globo Marcas. A trama se passa no início dos anos 1990 e tem como protagonista uma menina pobre que fugiu da miséria em uma carvoeira em Minas Gerais e se tornou rainha do funk em um subúrbio do Rio de Janeiro. O quadrinista trabalhou em colaboração direta com os autores da série, além de acompanhar a produção para a televisão.

Promessas de amor desconhecidos enquanto espero o fim do mundo – Potlatch (Pedro Franz) O terceiro volume de Promessas… marca o fim da série, iniciada em 2009 e disponível para leitura e download gratuito no blog do autor  Pedro Franz. A obra trata de uma mudança de comportamento e de uma revolução em andamento. Tudo isso criado ficcionalmente antes dos eventos da Primavera árabe do movimento Occupy.

A Itiban Comic Shop fica na rua Silva Jardim, 845, ao lado da UTFPR, em Curitiba. Mais informações com Mitie, no telefone (41) 3232-5367.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Bate-papo com cartunistas na Itiban, Cartunista Solda, Don Suelda del Itararé, Galvão Bertazzi, itararé, Itiban Comic Shop, Koostella, nora drenalina, Pedro Franz, prof. thimpor, solda cáustico, soruda e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta