Beatles em Curitiba

Hoje, 20 de setembro, acontece o lançamento de O Livro Branco na Livrarias Curitiba do Estação, com bate-papo, sessão de autógrafos e apresentação da banda Match

Após os dois bem-sucedidos lançamentos no Rio de Janeiro e em São Paulo, é a vez da capital paranaense promover, badalar e enfim festejar O Livro Branco. Na próxima quinta-feira, 20 de setembro, a mais recente coletânea de contos da Editora Record será autografada na Livrarias Curitiba do Estação. A partir das 19 horas, o organizador do projeto e também autor Henrique Rodrigues, do Rio de Janeiro, e o escritor Marcio Renato dos Santos, de Curitiba, vão conversar sobre o livro. Durante o evento, entre uma pausa e outra, a Banda Match apresentará repertório inédito, de canções próprias a clássicos dos Beatles.

O Livro Branco, uma das obras mais comentadas no Brasil no momento, começou a ser elaborada no ano passado. Anteriormente, o escritor carioca Henrique Rodrigues havia convidado autores para que, cada um, escrevesse um conto a partir de uma canção da Legião Urbana. O resultado foi a coletânea Como se não houvesse amanhã, que atingiu a marca de 25 mil exemplares vendidos em todo o país. Devido ao sucesso, Rodrigues conseguiu empreender mais um projeto. Convidou 19 autores para produzirem contos inspirados em canções dos Beatles, o que resultou em O Livro Branco.

Nesta antologia recente, há nomes conhecidos da literatura contemporânea, entre os quais Marica Tiburi, Marcelino Freire e André Sant’Ana. Zeca Camargo, o apresentador do Fantástico, estreia na ficção em meio à coletânea. Henrique Rodrigues, por exemplo, elaborou um enredo a respeito de separação de um casal a partir de Hey Jude. O único paranaense, e curitibano, que participa do projeto é Marcio Renato dos Santos, que construiu, durante sete meses em 2011, o conto “Uma jornada particular” — a partir da canção A day in the life.

“Foi uma experiência transformadora participar deste projeto. Tive a oportunidade de me dedicar a um conto por meses, e fiz pesquisas em todas as letras das canções dos Beatles para incluir todo esse material em um único conto. Os fãs do quarteto vão perceber sutilezas. E quem não conhece a fundo a banda terá, de qualquer maneira, acesso a um enredo que proporciona alguma surpresa”, afirma Marcio, que tem 38 anos, estreou na ficção em 2010 com o livro de contos Minda-Au, publicado pela Record, a maior editora da América Latina.

Lennon em Curitiba — Além do bate-papo, no qual Henrique Rodrigues e Marcio Renato dos Santos vão falar sobre o processo de criação dos contos, lançamento de O Livro Branco em Curitiba traz uma atração mais do que especial. A Banda Match, que já se tornou conhecida em diversos palcos da cidade, inclusive por ter sido atração no festival Lupaluna, vai apresentar canções autorais, como Dois Dias, e clássicos dos Beatles, por exemplo, A day in the life. Matheus Duarte, o líder do conjunto, gravou trechos com a voz de John Lennon e vai cantar em dueto com o cantor dos Beatles. O evento ainda reserva mais surpresas.

Serviço: Lançamento de O Livro Branco (Record). Bate-papo com Henrique Rodrigues e Marcio Renato dos Santos. Hoje, 20 de setembro (quinta-feira), a partir das 19 horas. Livrarias Curitiba do Shopping Estação (loja 1108). Av. Sete de Setembro, 2.775. Mais informações: (41) 3330-5118. O livro custa R$ 29,90. Entrada franca.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Beatles em Curitiba, Cartunista Solda, Livrarias Curitiba do Estação, O Livro Branco, Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta