Cinemateca apresenta mostra de filmes argentinos

Viemos de Muito Longe – Venimos de Muy Lejos – Divilgação

A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta terça e quarta-feira (7 e 8) quatro produções argentinas inéditas, que fazem parte de uma mostra itinerante organizada por diretores de cinema contemporâneo da Argentina. As sessões, às 17h e 19h, são gratuitas.

Dois dos filmes em exibição são documentários.  O primeiro, “Buscando a Tita”, aborda a vida de Tita Merello, figura emblemática do cinema e do tango argentino. O segundo mostra o grupo de teatro Catalinas Sur do bairro de La Boca representando a peça teatral “Viemos de muito longe”, referente aos imigrantes que chegaram à Argentina. As outras duas produções são obras de ficção: “Abzurdah”, sobre um relacionamento originado na internet, e “Kryptonita”, sobre a invasão de um hospital por uma quadrilha.

 Mostra Itinerante de Diretores Argentinos de Cinema Contemporâneo

7 de novembro – 17h – BUSCANDO A TITA – Diretora Teresa Constantini, 2016 – ARG, Documentário, 58 min.

O filme recorre à vida e obra da cantora e atriz Tita Merello, figura emblemática da cultura argentina. O documentário a mostra desde o seu começo como bailarina de varieté, até a sua consagração como cantora popular de tango e sua transformação como uma estrela de cinema.

19h – ABZURDAH – Diretora Daniela Goggi, 2015 – ARG, Drama, 90 min.

A adolescente Cielo conhece pela internet um homem nove anos mais velho, com quem inicia um relacionamento, que se torna uma obsessão para a garota, uma narradora loquaz, incisiva e vertiginosa, que nos conduz através de uma história de amor não correspondido, onde a opção de parar de comer torna-se a ilusão de uma vida perfeita.

8 de novembro – 17h – VIEMOS DE MUITO LONGE – Diretor Ricardo Piterbarg, 2012 – ARG, Documentário comédia, 105 min.

Desde 1990 a trupe teatral Catalinas Sur do bairro La Boca encena a peça “Venimos de muy lejos” sobre a vida das diversas gerações de imigrantes que chegaram à Argentina no começo de século XX. Além de apresentar um registro da peça teatral, o filme também cria uma história fictícia representando a rotina dos filhos e netos dos imigrantes, para mostrar como eles interagem com o país e com a comunidade onde moram.

19h – KRYPTONITA – Diretor Nicanor Loreti, 2015 – ARG, Ação/Drama, 80 min.

Um médico e uma enfermeira de plantão passam as noites monótonas em um hospital, mantendo-se acordados com pílulas. Porém, um de seus turnos vai ser bem diferente quando uma famosa quadrilha de ladrões invade o lugar.

 Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174. Entrada franca

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Cinemateca apresenta mostra de filmes argentinos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.