Curitiba recebe o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

este-tres-court-agenda

A Cinemateca de Curitiba recebe, no próximo sábado e domingo (dias 26 e 27), o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Na lista de filmes estão mais de 100 produções do Brasil e do Mundo, incluindo documentários, obras de ficção, animações, entre outros gêneros. É a primeira vez que o Festival acontece na capital paranaense – como parte da circulação da mostra, que este ano percorre seis capitais brasileiras.

Além da já tradicional exibição em Brasília, realizada em junho, e da passagem pelo Rio e por Curitiba, o evento estará em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. A itinerância reafirma o caráter de ampliação e divulgação de produções audiovisuais com até três minutos de duração, marca do Festival. O Festival nasceu na França em 1998. Em 2015 já ocorreram edições simultâneas em mais de 100 cidades. No Brasil, o evento está na 8ª edição e teve início em junho na Capital Federal. É apresentado pela Caixa Seguradora via Lei Rouanet, tem patrocínio da Oi, via LIC – Lei de Incentivo a Cultura do DF e apoio Oi Futuro e Fibra DF. Na lista das produções que serão apresentadas estão filmes realizados nas próprias regiões que vão receber o Festival. Dessa forma, o público terá a possibilidade de ter contato com filmes produzidos localmente. Em todas as capitais por onde vai passar a mostra será competitiva.

DIA 1 – sábado 26 de setembro|Mostra Animação Internacional
A mostra mais inovadora e experimental do festival. Partindo da ideia de Gaston Bachelard de que a manipulação da matéria permite a recriação da realidade pelo imaginário poético, serão apresentados ao público 25 filmes de animação inéditos, nos quais a liberdade de expressão e escolhas estéticas são fundamentais.

Mostra Competitiva Internacional+|Essa mostra reúne uma programação de filmes realizados fora do Brasil e especialmente selecionados e dedicados à circulação do festival.

Mostra Competitiva Nacional|Programação de filmes nacionais selecionados para a circulação do festival. A mostra agrega no conjunto dos filmes do festival uma cinematografia importante de obras produzidas e realizadas nas regiões que vão receber a itinerância.

DIA 2 – domingo 27 de setembro|Mostra Music’n Dance
Uma seleção hiper criativa, em que se cruzam 3 disciplinas artísticas – a música, o vídeo e a dança.

Mostra Internacional Best Of|
Essa seleção foi norteada a partir dos filmes premiados em diferentes cidades do mundo nos últimos oito anos pelo júri popular – o voto do público.

Mostra Competitiva Nacional: 
SERVIÇO: Mostra do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Local: Cinemateca de Curitiba. Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcante, 1174, São Francisco. Telefone: (41) 3321-3310. Data: 26 e 27 de setembro de 2015 (sábado e domingo). Horário: 18h. Entrada Franca. Classificação Indicativa: consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência.

Clique aqui para ver a relação completa de filmes

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Curitiba recebe o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.