Elas

meu-tipo-inesquecível-danutaDanuta Szaflarska (1915|2017), atriz de teatro e cinema polonês. Em 2008 ela foi premiada com o Złota Kaczka para a melhor atriz polonesa do século. Szaflarska participou da Revolta de Varsóvia. Foi condecorada com a Ordem da Polônia Restituta, Cruz do comandante e do Comandante Cruz com Estrela, uma das maiores ordens da Polônia e Medalha de Ouro de Gloria Artis.

Hora de Morrer|Pora Umierać |2007|Dorota Kedzierzawska|Polônia

O filme retrata a história de Aniela, uma anciã solitária, rabugenta e enérgica que vive, com sua impetuosa cadela Philadelphia, em uma grande e velha casa cercada por árvores e um balanço, tendo como vizinhos uma escola de música para crianças e um novo rico , grosseiro e arrogante, que a todo custo lhe exerce pressão para que lhe venda sua casa.

Hora de Morrer é antes de qualquer coisa uma reflexão de que a velhice não pode ser encarada como uma sentença à inutilidade e à invisibilidade. Trata-se de uma história otimista e comovente, delicada e fortemente conduzida pela atriz Danuta Szaflarska, com seus 90 e poucos anos.

Danuta conduz o filme com maestria, praticamente sozinha o tempo todo e quase que em cenário único. É impossivel não se apaixonar por sua personagem, de humor suave e inteligente, de expressão cheia de vida e de monólogos de sábia inspiração. Além de Danuta, destaque para os detalhes de direção de arte que formam o ambiente da casa, a película em preto e branco granulado e uma série de tomadas de câmera através de vidros, que imprimem uma percepção interessante do filme.

Uma boa sugestão para uma experiência visual, mas sobretudo para reflexão sobre solidão, velhice e continuidade no fim da vida.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em meu tipo inesquecível e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.