João Egashira convida Paula Santoro no Paiol

Joao-Egashira-Paula-SantoroJoão Egashira|Foto Alessandra HartoPaula Santoro|Foto Ana Valadares

Um encontro entre o violonista paranaense João Egashira e a cantora mineira Paula Santoro promete desafiar a fronteira musical entre o instrumento e a voz. Essa é, em resumo, a proposta do show que acontece nesta sexta-feira, dia 1º, e sábado dia 2 de novembro, às 20h30, no Teatro Paiol (Pça. Guido Viaro, s/nº). No palco o violonista e a cantora vão apresentar um repertório que mescla canções e música instrumental, acompanhados por João Pedro (acordeom), Iê dos Santos (percussão) e Rafael Vernet (piano). O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O diretor musical e produtor do projeto, João Egashira, conta que para montar o programa das apresentações foram escolhidos compositores que possuem obras relevantes; tanto canções quanto instrumentais. “Percebemos em meio à pesquisa que alguns dos mais importantes compositores brasileiros buscam expressar o sentimento humano usando a música, contendo ela texto ou não”, explica. Assim, no repertório, destacam-se obras de Pixinguinha, Guinga, Baden Powell e do maestro parnaguara Waltel Branco.

Para Egashira, a voz humana é um instrumento perfeito. Por isso, chamou para dividir esse projeto a cantora Paula Santoro, que ele considera uma das mais importantes intérpretes da sua geração. ”A Paula pode ser considerada um instrumento a serviço da canção, e principalmente da música, pois tem uma técnica e uma afinação extraordinária”.

Por outro lado, o músico conta que junto dos seus convidados, vai tentar se comunicar aproximando a linguagem do seu instrumento à linguagem humana. “Um dos maiores elogios que se faz a um músico é dizer: ‘Puxa, ele fala com o instrumento!’. Esse é o nosso anseio nessas apresentações”. Egashira acredita que em vários momentos do show será possível eliminar a fronteira do instrumental e da canção e entender tudo com uma simples palavra: “Música”.

João Egashira

Uma das principais atividades que Egashira atualmente exerce é a direção artística da Orquestra À Base de Corda. A Orquestra possui um trabalho instrumental autoral consistente e ao mesmo tempo tem tido como convidados alguns dos principais cantores do país: Mônica Salmaso, Ná Ozzeti, Paulinho da Viola e Zeca Baleiro entre outros.

Ao longo de sua carreira, João é sempre requisitado para trabalhar ao lado de cantores em shows e gravações. É compositor de música instrumental com ênfase no choro, trabalho este iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba.

Paula Santoro

É uma das grandes intérpretes da sua geração. Nascida em Belo Horizonte, MG, há anos está radicada no Rio de Janeiro. Com diversos trabalhos em palco, estúdios de gravação e televisão, ela ganhou maior projeção a partir de 2002, quando conquistou o terceiro lugar no V Prêmio Visa de Música. Já cantou ao lado de Chico Buarque, Guinga, Toninho Horta, Alcione, Flávio Venturini, Nelson Angelo, entre outros. É uma das poucas artistas brasileiras que já se apresentou no programa “Later with Jools Holland” da BBC de Londres, cantando no palco ao lado de Amy Winehouse.

Serviço: João Egashira convida Paula Santoro. Show com o músico e a cantora, acompanhados pelos músicos João Pedro (acordeom), Iê dos Santos (percussão) e Rafael Vernet (piano). Sexta, dia 1º, e sábado dia 2 de novembro, às 20h30, no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). Ingressos R$20 e R$10 (meia entrada). Classificação etária: 12 anos. Duração 75 min. informações: (41)3213 1340. Após a apresentação de sábado haverá um bate-papo entre o violonista e a cantora.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em agenda, Cartunista Solda, Clube do Choro de Curitiba, João Egashira convida Paula Santoro no Paiol, Orquestra à Base de Cordas, Paula Santoro, teatro paiol e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta