MON tem entrada gratuita e visitas guiadas sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer

Foto de Nani Gois

Em homenagem ao arquiteto que projetou o espaço, a entrada no Museu Oscar Niemeyer (MON) será gratuita hoje (06/12), amanhã e sábado. Visitas guiadas pelo museu ocorrem em três horários nesta quinta-feira (06/12): às 15h, 16h e 17h, e em dois horários na sexta-feira (07/12): às 11h e às 15h. O local de encontro será em frente à bilheteria do museu. O público fará um tour pelo Espaço Oscar Niemeyer e saberá como foi projetado e construído o MON e outras obras do consagrado carioca. As visitas serão guiadas pelo historiador Ricardo Freire. Ainda nesta quinta-feira, a partir das 18 horas, renomados arquitetos do Paraná prestarão seus tributos a Niemeyer sobre importância de sua obra para o museu e para arquitetura mundial, em frente à sala 1.

Nas palavras de Niemeyer, são as curvas que o atraem, por isso a forma circular do espaço, o teto de vidro ao centro, que ao mesmo tempo serve de piso para o térreo; o arejamento estrutural com interligação para os corredores laterais nos quatro cantos, delimitados por duas paredes curvas. É nesse ambiente que estão expostas permanentemente fotos, maquetes e croquis das principais obras de Niemeyer, desde 1941 até 2002. Em uma das paredes curvas do subsolo concentram-se 20 fotos ampliadas, entre as quais estão as primeiras obras realizadas na década de 1940, como o Cassino da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco, todas em Belo Horizonte. “A vida é um sopro”, vídeo com entrevistas com o arquiteto, nos quais ele comenta detalhes de alguns dos seus projetos e fala sobre a sua inspiração e métodos de trabalho será exibido nas fachadas externas e no túnel interno do Museu, entre 20h e 23 horas. Frases marcantes também serão colocadas nas paredes internas do MON, retratando a alma do arquiteto.

Em julho deste ano, o Museu Oscar Niemeyer foi eleito um dos 20 mais bonitos do mundo. A lista foi elaborada pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte. Inaugurado há 10 anos, o museu é a única construção da América Latina na relação do portal estrangeiro.

Serviço: A entrada será gratuita o dia todo na sexta e sábado (07 e  08 de dezembro de 2012). Visita guiada pelo MON sobre vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer.  Sexta-feira: às 11h e às 15h. O local de encontro será em frente à bilheteria do museu.

Homenagem de arquitetos do Paraná a Oscar Niemeyer. Horário: 18 horas. Local: em frente à sala 1. Exibição do vídeo “A vida é um sopro”. Horário: das 20 horas às 23 horas. Local: Fachada externa do MON. Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR . Mais informações: (41) 3350 – 4400

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Agenda|Mon, MON tem entrada gratuita e visitas guiadas sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer, Nani Gois, Oscar Niemeyer e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta