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Livro “100 Anos de Criatividade” traz recorte histórico da publicidade paranaense

A transformação da publicidade paranaense ao longo de um século é o mote do livro “100 Anos de Criatividade”, que será lançado hoje das 19h às 22h, na Sala Ametista 1 do Radisson Hotel Curitiba.

A edição celebra o aniversário de fundação da primeira agência de publicidade no Estado, apresentando um recorte de 1921 a 2021, com acervo histórico de peças e mais de 50 depoimentos de profissionais que ajudaram a construir essa trajetória.

Idealizado por João Pedro Albuquerque, o projeto foi realizado pelo Instituto JD Rodrigues (Grupo OM Marketing & Comunicação) e reuniu um grande time de produção. O plano da obra, redação e organização do texto principal e dos perfis dos profissionais são do escritor e publicitário Paulo Vítola, responsável também pela pesquisa que envolve o período de 1847 ao ano 2000. Junto com ele, o jornalista Cícero Lira, que cuidou do levantamento das principais campanhas de 2000 a 2021. A obra tem direção geral do designer Zeh Henrique Rodrigues (Brainbox), direção de arte de Paula Aires e pesquisa iconográfica assinada por Eliane Sganzerla.  “O Paulo Vítola fez um trabalho fantástico. A gente começa a ler e não vê a hora de chegar ao final. A História da Propaganda do Paraná merece uma obra dessa envergadura. E muito obrigado a todos os que ajudaram a viabilizar este magnífico projeto”, fala o publicitário José Dionísio Rodrigues, fundador do Grupo OM.

Em “100 Anos de Criatividade” estão registrados diversos momentos da propaganda, sempre em sintonia com a transformação da economia e da sociedade, contadas pelos pesquisadores e pelos próprios protagonistas. “No livro, procurei mostrar como a propaganda sempre azeitou as engrenagens da vida econômica, social e política paranaense, desde a Emancipação até os dias de hoje, por meio da criação de histórias absolutamente encantadoras”, diz Paulo Vítola, que também é presidente da Academia Paranaense de Letras (APL).

O livro é o ponto central de uma ampla iniciativa que já conta com uma landing page – https://propr100.com.br/ – onde estão informações como o acervo histórico de peças publicitárias, os 100 Melhores Anúncios, as 100 Melhores Campanhas, os 100 Melhores Spots de Rádio, os 100 Melhores Jingles, os 100 Melhores Filmes e as 100 Melhores Ações em Mídia Digital da propaganda paranaense em 100 anos de trabalho. Também serão lançados futuramente podcasts e webséries com o tema.

O projeto “100 Anos de Criatividade” conta com o apoio das empresas do Grupo OM Marketing e Comunicação (OpusMúltipla, Brainbox, HouseCricket, Senso, Tailor Media e D’OM), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Amplo Logística, Básica Comunicações, Corgraf, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Imagem Brasil Comunicação Visual, Jamute Áudio , Redhook School e Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná (SINAPRO/PR). A edição gráfica é uma cortesia da Corgraf.

O livro também pode ser adquirido no site https://palavraria.com.br/prateleira/.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
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