ELE NÃO QUERIA, ou se queria tinha medo de agir. Os aliados exigiram e Michel Temer demitiu afilhados de deputados que votaram contra ele no processo da câmara. Questão de justiça e utilidade para os aliados, para quem faltam cargos e sobram afilhados. Feio para Temer, para os aliados que cobraram as demissões, para os padrinhos ou para os afilhados?

Feio para os que venderam e não entregaram a mercadoria, os deputados que nomearam afilhados e votaram contra Temer. Feio para os afilhados, que continuaram, cara de paisagem, a fruir as sinecuras. Quem exigiu e quem demitiu agiu na estrita lógica do comércio político: eu pago, você entrega. Quem votou contra atuou fora da ética: vendeu, tinha que entregar.

Nem precisamos cair no complexo de vira lata e sacar que o Brasil inventou a bandalheira da troca de apoio pelos cargos. Isso veio do parlamentarismo e é conhecida no presidencialismo dos EUA como o spoils system: quem está no poder o compartilha com os aliados. O que nos diferencia dos inventores foi o aperfeiçoamento. Para eles é o poder de pôr em prática o projeto político.

Nosso spoils system também visa ao controle do poder. De igual para avançar projetos. Aqui, no entanto, a diferença. Os inventores fazem do projeto político sua visão de mundo, até para a engenharia social. Aqui o projeto é pessoal, de estrito proveito e lucro pessoais. Tem orientação individualista, de benefício utilitário, material do homem político. Imoral, claro.

Rogério Distéfano

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Pensando bem... e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.