Rosa Armorial lança DVD na Cinemateca

rosa-armorialFoto Divulgão

A trajetória musical de um homem em busca de seu grande amor é o ponto de partida do espetáculo Rosa Armorial convida Antônio Madureira ao vivo no Teatro Paiol que será lançado em DVD nesta terça-feira, dia 16, às 19 horas, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174). O show foi gravado em julho de 2013, com Antônio Madureira, um dos compositores mais expressivos do Movimento Armorial. O DVD será exibido com entrada franca.

A flautista Marcela Zanette explica que há quatro anos seu grupo vem trabalhando na pesquisa da Música Armorial e que produção do DVD vai usar a mesma estética já utilizada na gravação do CD Rosa Armorial – lançado em 2011 que incorporou temas da cultura popular paranaense. “O resultado do DVD é um espetáculo instrumental com uma parte cênica muito forte que mostra que o movimento armorial pode estar em todo o Brasil a partir de um tratamento musical sobre diversas tradições populares”, esclarece. Durante a encenação gravada no Paiol a história funde elementos da cultura popular do Nordeste e do Paraná, com ritmos que passeiam pelo fandango, boi de mamão e repente. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Rosa Armorial

O grupo surgiu em 2009 a partir da formação do Rosa Flô, que toca música popular brasileira. O sucesso das apresentações do espetáculo Rosa Armorial” e a receptividade calorosa do público incentivaram a produção, e desde então adotaram o nome e o repertório armorial. O grupo gravou seu primeiro CD em 2011 a convite do SESC Paço da Liberdade, e fez shows de lançamento em teatros e festivais no Paraná, e também em São Paulo.

A Rosa Armorial tem no seu repertório músicas de compositores consagrados do movimento como Antônio Madureira e Guerra-Peixe, e também resgata o conceito armorial na criação de arranjos refinados para músicas do folclore paranaense, assim como para músicas de compositores do sul do país, reunindo o popular com o erudito, resultando numa sonoridade genuinamente brasileira.

Os integrantes do Rosa Armorial são Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão), Denis Mariano (percussão) e Rafael Scherk (violoncelo), traz ainda como convidados o Mestre Antonio Madureira, o músico e cantor Carlinhos Ferraz e a bailarina Marina Prado.

Movimento Armorial

O Movimento criado em 1970 por Ariano Suassuna resgata a cultura nacional de raiz, tomando-a como a mais nobre de todas as expressões ocorrentes. Abrange as artes plásticas, o cinema, a literatura, e na música utiliza-se do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos já contidos nela.

Inicialmente no nordeste, a Rosa Armorial pretende trazê-lo ao Paraná, incluindo elementos da música folclórica paranaense em seus arranjos com objetivo de difusão da nossa cultura, mesclando com o repertório tradicional do movimento armorial, buscando assim uma sonoridade genuinamente brasileira.

 Serviço: Lançamento do DVD Rosa Armorial convida Antônio Madureira. Terça-feira, dia 16 às 19 horas, na Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174), Entrada franca.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em agenda, Cinemateca e Curitiba, Movimento Armorial, Rosa Armorial lança DVD na Cinemateca e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.