Guia da promoção: como vender o peixe e fisgar os otários

Não se sabe mais o que fazer para atrair clientes, essa é a verdade.

Desde que o mundo é mundo, a propaganda existe. Nem me venha dizer que é outra a profissão mais velha do mundo. A propaganda é o mais básico dos básicos elementos da natureza. Quem não faz propaganda, vai pro beleléu. Por isso, o desgaste foi grande até aqui. As ideias, por mais pertinentes e criativas, já estão deixando a desejar. Os clientes assistem com indiferença aos comerciais cheios de artifícios e aos feitos nas coxas. Tanto faz. Depois compram tudo nas lojas de 1,99. Depois desse preâmbulo ameaçador, vamos a algumas promoções que podem encher a loja e fazer tilintarem as caixas registradoras — nova essa, heim? Importante: o nome em inglês fortalece a crença do cliente. É o must da temporada.

Barriga cheia – Belly Full
Ofereça uma churrascada para clientes que comprarem dois pacotes de café e um de bolacha de água e sal.

Vida nova – New Life         
Para casais que estão se separando depois de um longo mês de casamento, ofereça vantagens especiais na troca da cama de casal por duas de solteiro. Por exemplo, o amante da mulher ganha 50% na compra de dois travesseiros.
 
Tattoo for U – Tattoo for U
Crie um espaço na loja para clientes que quiserem, depois da compra de um televisor de 14 polegadas, colocar piercing na genitália, fazer escarificações com aparelho de solda ou tatuagem com picareta.
 
Lâmpada mágica – Magic Lamp
Coloque muitas lâmpadas num balaio, no fundo da loja. Depois da compra, o cliente que pegar uma lâmpada, esfregar e fazer aparecer o Dunga rindo, leva na hora uma réplica das Torres Gêmeas, depois da queda.
 
Solução final – Final Solution
Ofereça-se para retirar, sem custo, os entulhos da garagem e da casa do cliente comprador de um carro novo. Pode ser lixo, móveis quebrados, pré-cunhado folgado, revistas velhas ou filha encalhada.

Lua-de-mel – Honey Moon
Ofereça desconto especial para o enxoval completo do casal de noivos que prometer ficar junto na saúde e na doença, na chuva e ao sol, na arquibancada e na geral, na discussão e na brigaceira, no frio e no calor, no dia e à noite, no futebol ao vivo e na televisão… por seis meses ou até que uma toalha molhada no chão do banheiro os separe.

Mala nova – New Suitcase
Ofereça um desconto de 20% ao cliente que trouxer suas malas usadas para trocar por um jogo de malas importado. Dobre o desconto se a mala sem alça for a sogra ou a cheia de dinheiro da Assembleia.
 
Mata-fome – Unger Killer  
Ao cliente que levar quatro pessoas para almoçar e pedir um só prato do dia, você oferece a oportunidade de ele conhecer a cozinha onde são preparadas as delícias. Não esqueça de mostrar o cantinho das sobras, o banheiro dos funcionários e as mãos do cozinheiro.

Cabeça Fresca – Fresh Head
Ao cliente que comprar oito cartelas de aspirinas, você oferece gratuitamente um CD de bate-estacas ou uma camisa do time do (adversário do dele).

Vale-Tudo – Fuck U
Transforme sua loja num ringue de vale-tudo e ofereça ao cliente a oportunidade de mostrar a força e burrice lutando contra um campeão mundial. Ambulância grátis!

Se você gostou das dicas, ligue agora mesmo e receberá inteiramente grátis um Guia de Perdidos em São Paulo, mais um desodorante D. paraguayensis Oken e a mais nova dica de promoção do mercado: Bolinhas da Sorte. Se não ficou satisfeito, enviaremos o Jorjão Tongoloco da Cabeça à sua casa para trocar ideias e sopapos. Mas, espere! Sua ligação em um minuto garante… tu-tu-tu-tu-tu-tu…

*Rui Werneck de Capistrano é consultor de empresas falidas, autor do livro A Era da Incompetência Geral e jogador da Bolsa de Nova Guiné.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
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