Sessão da meia-noite no Bacacheri

Tanztraume-Plakat-cr

Sonhos em Movimento: nos passos de Pina Bausch| (Tanzträume)

Pouco antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova apresentação de seu célebre famoso espetáculo Kontakthof. Entretanto, ao invés de trabalhar com sua trupe habitual, ela escolhe como bailarinos um grupo de adolescentes entre 14 e 18 anos, que nunca dançaram nem sequer subiram nos palcos. Este documentário apresenta os treinos e as experiências vividas durante este projeto inusitado.

A diretora explica como esse projeto de documentário começou a ser desenvolvido: “Kontakthof, a obra de Pina Bausch de 1978, sempre foi um dos meus espetáculos preferidos. Eu assisti umas doze vezes. Assim que eu soube, em 2007, que a coreógrafa pretendia fazer essa obra com jovens de mais de 14 anos, eu me interessei profundamente! Eu imediatamente pensei que isso era material para um filme”.

Pina Bausch criou o espetáculo Kontakthof em 1978. Em 1999, ela retomou essa obra, pela primeira vez, com um grupo de amadores. Essa versão ficou conhecida como: “Kontakthof com senhores e senhoras de mais de 65 anos”. Esse espetáculo é, até hoje, um sucesso mundial. A terceira versão foi Kontakthof com adolescentes.

Anne Linsel acompanha o trabalho de Pina Bausch desde 1973. A confiança entre dançarina e diretora foi fundamental para a realização do filme, ambas compreendiam que seria necessário proteger os jovens do espetáculo. Por essa razão, nenhuma outra equipe de filmagens foi autorizada a acompanhar os ensaios.

No total, 46 alunos de diferentes escolas repetiram a performance de Pina Bausch. Durante um ano, os adolescentes realizaram a mesma coreografia, com os mesmos figurinos e cenários da primeira versão, de 30 anos antes.

Os dançarinos da versão anterior de Konthaktof deram conselhos e dicas para os jovens da nova versão. No dia da estreia, Pina Bausch solicitou um momento sem filmagens para conversar com os adolescentes e agradecê-los por transmitir a sua criação mundo afora.

Em 1982, Pina Bausch atuou no filme E La Nave Va (E la nave va), de Federico Fellini. Em 2001, ela dançou na abertura do filme Fale com Ela (Hable con ella), de seu amigo Pedro Almodóvar. Este é o último filme que a dançarina Pina Bausch aparece. Ela faleceu um ano antes do lançamento do documentario de Anne Linsel.

Genero: Documentário, Dança|Direção: Rainer Hoffmann, Anne Linsel|Duração: 89 minutos|Ano de Lançamento: 2010|País de Origem: Alemanha|Idioma do Áudio: Alemão

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sessão da meia-noite no Bacacheri e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.