Veja-se!

Nove Rainhas (título original: Nueve reinas) é um filme argentino lançado em 2000, com roteiro e direção de Fabián Bielinsky. É protagonizado por Gastón Pauls e Ricardo Darín. O filme foi indicado para 28 prêmios e ganhou 21 deles. O seu roteiro foi posteriormente adaptado pelo filme Criminal, de 2004, dirigido por Gregory Jacobs.

O filme conta a história de dois golpistas, Marcos e Juan, que se conhecem aparentemente por acaso no início de uma manhã no mini-mercado de um posto de gasolina, e imprevistamente se veem envolvidos em um negócio de meio milhão de dólares.

Elenco: Gastón Pauls, Ricardo Darín, Leticia Brédice, Tomás Fonzi, Graciela Tenenbaum, María Mercedes Villagra, Gabriel Correa, Pochi Ducasse, Luis Armesto,  Ernesto Arias, Amancay Espíndola, Isaac Fajm,  Jorge Noya, Oscar Nuñez, Ignasi Abadal — Vidal Gandolfo, Carlos Lanari, Alejandro Awada.

 O filme estreou na Argentina em 31 de agosto de 2000, sendo um dos grandes sucessos cinematográficos do ano no país, com mais de um milhão e meio de espectadores  e arrecadando mais de 5 milhões de pesos. Seu lançamento em VHS foi em 9 de fevereiro de 2001,  e em DVD em 1 de outubro de 2002.

O filme foi apresentado em vários festivais de cinema, tais como Festival de Telluride, dos Estados Unidos; o Festival Internacional de Cinema de Toronto, do Canadá; o Medellín de Película, da Colômbia; o Festival Internacional de Portland, dos Estados Unidos; o München Fantasy Filmfest, da Alemanha; o Festival Internacional da Noruega, deste país, e o Grande Prêmio Cinema Brasil, entre outros. No Brasil, o filme estreou em 7 de junho de 2001

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Nove Rainhas|Nueve Reinas e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta