“Waltel Convida” no Canal da Música

Foto de Albari Rosa

O violão e as composições marcantes do grande maestro paranaense Waltel Branco serão a grande atração do dia 21 de janeiro, às 21h, no Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695 – Mercês). No show “Waltel Convida”, este baluarte da música do Paraná levará várias de suas obras como compositor ao palco do Pequeno Auditório. Na ocasião, o músico conta com a participação de ilustres convidados e amigos, que se juntam a ele para oferecer suas homenagens. O time de colaboradores será formado por João Egashira, Saul Trumpet, Kito Pereira, Tampinha, Rogéria Holtz, Emilio Pita e Romildo, todos nomes consagrados da música local e admiradores confessos do Maestro.

Waltel começou a fazer música desde muito cedo, e já na década de 40 formou sua primeira banda de jazz. Teve como mestres grandes nomes, entre eles Bento Mossurunga e o padre José Penalva, que o ajudaram a mergulhar no mundo da música. A partir daí, Waltel foi ganhando projeção nacional, sendo inclusive considerado um dos responsáveis pela formatação das origens da Bossa Nova. O músico, inclusive, morou em uma pensão com João Gilberto, com quem firmou uma parceria e amizade. Depois disto, ganhou o mundo com seus arranjos e suas famosas trilhas sonoras para filmes ao redor do globo. Multi-instrumentista, Waltel Branco tocou com Dorival Caymmi, Nana Caymmi, João Gilberto, e ainda fez arranjos para Roberto Carlos, Djavan, Cartola, Gal Costa, Mercedes Sosa, Astor Piazzola e Tom Jobim, entre outros grandes nomes.

Muito já foi dito sobre Waltel, mas o maestro Júlio Medaglia expressou muito bem a importância desse grande músico: “O excelente violão que Waltel toca faz parte de toda uma personalidade e vivência musicais cheias de componentes. Ele não faz parte daquele bando de artistões cuja vida se resume nos 30 centímetros do braço do violão. Waltel atua em mil diferentes faixas porque ele conheceu mil diferentes tipos de música em sua vida.”

Serviço: Show “Waltel Convida”, com Waltel Branco e convidados. Dia 21 de janeiro, às 21h, no Pequeno Auditório do Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695 – Mercês). Ingressos a R$5. Classificação etária: livre.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em “Waltel Convida” no Canal da Música, RTVE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta