Yorgos Lanthimos

yorgos-lanthimos-johan-bergmarkfilmes-yorgos

Lanthimos nasceu em Atenas. Ele estudou direção de cinema e televisão em Helénica Cinema and Television School Stavrakos em Atenas. Nos anos 90 dirigiu uma série de vídeos para companhias de dança e teatro grego. Em 1995 dirigiu também um grande número de comerciais de TV, além de vídeos musicais, curtas-metragens e peças de teatro experimental. Ele também foi um membro da equipe criativa que projetou a abertura e fechamento da cerimônia dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas.

Sua carreira começou com o filme comercial My Best Friend, dirigido  junto com o mentor Lakis Lazopoulos e foi seguido pelo filme experimental Kinetta que estreou no Toronto Film Festival 2005.  Seu terceiro longa-metragem Dogtooth ganhou o Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes 2009 e foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro nos Academy Awards 83rd.  Seu quarto filme Alps (2011) ganhou o prêmio Osella para Melhor Roteiro (Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou) no Festival de Cinema de Veneza 68 internacionais.

O roteiro de seu quinto filme The Lobster ganhou o Prêmio Internacional Arte como Melhor Projeto CineMart para 2013, o 42º Rotterdam International Film Festival e foi selecionado para concorrer ao Palme d’Or no 2015 Festival de Cannes e ganhou o Prêmio do Júri.

The Lobster|A Lagosta|Grécia|Reino Unido|Holanda|Irlanda|França|2015

Em um futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta – algo proibido, de acordo com o sistema.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido, não tem graça." Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Yorgos Lanthimos e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe uma resposta