Renovei minha carteira de habilitação há pouco. Tenho quase noventa anos. Minhas pernas estão fracas, escuto muito pouco e enxergo mais ou menos. Fui lá no doutor, coloquei um óculos que nunca uso – e pronto, fui aprovado. Em menos de uma semana o documento estava em minhas mãos. Meus filhos não querem que eu dirija meu carrão, uma Variant de farol retangular que tenho desde zero quilômetro. Chamo ela de Catarina, que é nome de carroça. Não a desprezo. Já foi comigo até o Nordeste, mas isso há muitos e muitos anos.
Fiz seu motor três vezes. O mais mala que me atormenta é um genro que mora na minha casa. Ele já fez quatro cursos de reciclagem, destruiu carro em poste, etc. – e quer me dar lição. Já está na terceira idade e pensa que é um mocinho. Ridículo. Ele diz que o perigo é eu atropelar alguém ou dar uma porrada em outro carro e matar gente. Oras, bolas! Eu só saio de vez em quando para ir até a padaria comprar danette. Nunca fiz uma barbeiragem. Ok, meu pescoço também não consegue virar muito, mas isso ninguém precisa saber, assim como minha dificuldade em olhar pelos retrovisores.
Isso foi porque me acostumei no tempo em que não existia esse acessório nos carros. Para encerrar, digo mais: se continuarem a me encher o saco, vou pedir para ser enterrado junto com a Catarina. As estradas do céu devem ser melhores do que as daqui desta cidade.
Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido
não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.