No Seto Matsuri, estarão presentes vários ingredientes de um grande Matsuri, como os já consagrados: Hana Matsuri, Imin Matsuri e Haru Matsuri, realizados em Curitiba. Nos dois dias de evento (06/11 e 07/11), das 11:00 hs às 21:00 hs, serão desenvolvidas várias atividades artísticas e culturais como: exposições, danças folclóricas, shows de Taikô, performances artísticas, lançamento de livros, bate papo com escritores e artistas plásticos, workshop sobre bonsai, origami, mangá e anime. Também fazem parte das atrações do SETO MATSURI: uma grande praça de alimentação que contará com diversos pratos da culinária japonesa e estandes de artesanato e produtos orientais. Além disso, algumas cerimônias ecumênicas para abençoar (iluminar) os participantes e em memória de Claudio Seto, também fazem parte da programação.
Além de homenagear Claudio Seto (idealizador dos Matsuris de Curitiba e um dos maiores divulgadores da cultura japonesa no Brasil) no mês em que se completa 2 anos de seu falecimento, o SETO MATSURI, também tem como objetivos principais: promover a prática, a preservação e a divulgação da arte e da cultura em suas mais variadas formas e manifestações e integrar as entidades nipo-brasileiras de Curitiba através de eventos com este, permitindo que elas tenham mais um mecanismo de arrecadação de recursos para ajudar à custear suas atividades.
De acordo com Noriyassu Seto, filho de Claudio Seto e um dos organizadores do evento: “- Em novembro de 2009, já havíamos realizado o Tributo à Claudio Seto na Praça do Japão. O evento teve um resultado muito bom, porém, este ano, resolvemos criar o Seto Matsuri, que além de ser um evento ampliado pois conta com a participação de diversas entidades nipo-brasileiras de Curitiba, tem também, um nome e uma formatação mais alegre, festiva e dinâmica, que tem muito mais à ver com a personalidade de meu pai (Claudio Seto), que sempre foi uma pessoa de bem com a vida e que desenvolvia com maestria a arte de fazer amigos”
Como o Seto Matsuri está sendo realizado pela primeira vez e ainda não tem a tradição de outros matsuris, a Comissão Organizadora, conta com o apoio de todos na divulgação do evento!
SERVIÇO: Seto Matsuri. Data: 06 (SÁB) e 07 (DOM) de Novembro. Local: Praça do Japão de Curitiba. Horário: 11:00 às 21:00 hs
Corrente e Virada Cultural De Curitiba. Corrente Cultural é um movimento que foi idealizado por produtores e promotores culturais, de instituições públicas e privadas, com o objetivo de valorizar e promover a diversidade cultural em Curitiba. No total, mais de 350 atrações serão realizadas em 70 espaços culturais da cidade, de 3 a 14 de novembro. Serão espetáculos, exposições, debates, mostras, shows, entre outras atividades. “A Corrente Cultural é uma iniciativa de vários parceiros que visa democratizar o acesso à cultura. Disponibilizamos manifestações culturais de todas as áreas, com apresentações gratuitas ou de baixo custo”, explica o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana. Segundo ele, a proposta é que o evento seja inserido no calendário anual da cidade e que cada vez mais pessoas possam participar dele.
A grande novidade da edição 2010 é a Virada da Corrente, que será realizada nos dias 6 e 7 de novembro e terá mais de 24 horas consecutivas de programação. No entanto a Corrente Cultural continua até o dia 14. Quem não puder participar da Virada ainda terá vários dias de atividades”, diz Viapiana. Através do Seto Matsuri, a comunidade nipo-brasileira de Curitiba estará participando deste movimento, transformando a Praça do Japão em palco da cultura japonesa.
Uma resposta a Anote: Seto Matsuri na Praça do Japão – 6 e 7 de novembro