Um baile como há muito tempo os pés de valsa não veem. E com direito à orquestra. Esta é a proposta do Baile do Ernani, festa que está sendo organizada por um grupo de amigos do publicitário, jornalista e escritor Ernani Buchmann para comemorar seus 75 anos. O aniversário foi no dia 15 de agosto, mas a comemoração será hoje no Palácio Garibaldi, a partir das 20h. O nome da festa, “Há 75 anos nos bailes da vida”, foi ideia do publicitário Luiz Teixeira, inspirado na canção homônima de Milton Nascimento.
Nascido em Joinville, Ernani Buchmann é um dos curitibanos mais célebres. Bacharel em Direito, fez carreira na publicidade precedida pelo jornalismo. Entre as inúmeras campanhas que assinou como publicitário está a do incentivo ao uso da camisinha para o Ministério da Saúde que tinha como mote vestir o Bráulio, codinome que virou sinônimo do órgão sexual masculino por muito tempo. Enveredou pelo futebol como dirigente esportivo ao assumir a presidência do Paraná Clube na metade dos anos 1990 e se firmou como escritor dos bons. Lançou cerca de 20 livros, o que o levou à Academia Paranaense de Letras, da qual foi presidente e um dos responsáveis pela edição do volume biográfico dos membros da entidade. Colaborou ainda com diversos jornais e revistas e atuou em órgãos públicos e privados, como a Fundação Cultural de Curitiba e a OAB-PR, além de campanhas políticas – foi um dos criadores do comício das Diretas, Já em Curitiba. Mas, acima de tudo, é um colecionador de amigos.
“Vamos celebrar no Palácio Garibaldi um magnífico ajuntamento de amigos para homenagear com uma grande orquestra e muito bom humor o advogado, publicitário e escritor que está há 75 anos nos bailes da vida”, diz seu confrade da academia Dante Mendonça, um dos nomes à frente da comissão organizadora da festa, que deverá reunir cerca de 300 pessoas numa noite que promete ser memorável. Como há muito Curitiba não vê.