Cartunista gaúcho concorre ao Senado da Itália

Foto sem crédito.

O cartunista gaúcho Carlos Iotti é um dos doze brasileiros que concorrem a uma vaga no Senado italiano nas eleições que acontecem durante os meses de março e abril. Criador do personagem “Radicci” e dublê de repórter numa emissora afiliada da Rede Globo, o desenhista de 48 anos acredita que “humoristas também podem falar sério”. A votação acontece até o dia 10 de abril.

“Como podem perceber algo está se transformando. Os humoristas também podem falar sério, afinal estão soprando os ventos da mudança”, diz Iotti em sua carta de apresentação num site desenvolvido especialmente para a candidatura.

Ligado ao Movimento Associativo Italiani allEstero, Iotti disputa uma vaga ao Senado ao lado do argentino Ricardo Merlo, que tenta a reeleição ao Parlamento. Apesar de estar em um partido diferente, muitas das bandeiras defendidas por Iotti são similares a do Partido Democrático, que conta com o senador ítalo-brasileiro Edoardo Pollastri também concorrendo à reeleição e da genealogista gaúcha Cláudia Antonini, que tenta uma vaga como deputada.

É o caso da defesa de intercâmbios científicos com as universidades italianas. Além disso, tanto o cartunista quando os democratas também pedem maior atenção da rede consular.

“Filas e prazos imensos para pleitos de cidadania nos consulados devem ser equacionados e atendidos mais rapidamente com mais funcionários”, acrescenta Iotti. Votação. Dos 28 milhões de ítalo-descendentes do Brasil, 192 mil estão aptos a votar. O sufrágio se dá por carta. O consulado envia pelo correio para o cidadão italiano um kit com a cédula, um envelope em branco e um recibo de confirmação de voto.

Após escolher o candidato, o eleitor reenvia esse material para o consulado. Mas a candidata alerta que é importante não escrever nada no envelope que levará a cédula.
“Muita gente acaba escrevendo o nome também no envelope que leva a cédula de votação e isso acaba anulando o voto”, lamenta. As cédulas começaram a ser postadas para os eleitores já na semana passada.

O processo de votação vai até o dia 10 de abril. Serão aceitos os votos que chegarem aos postos consulares até as 16h desse dia. Mais informações sobre como votar nas eleições italianas podem ser obtidas no site da Embaixada:

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.