Ama-me esta noite

Mês de férias: Sessão “A FAVOR”, no Cineclube ContramãoAma-me esta noite (EUA, 1932) Rouben Mamoulian, 19h – Local: Espaço Cinevideo da Video 1, Rua Padre Anchieta, 458. Curitiba/PR – Fone: (41) 3223-4343 – Data/Horário: 12/07/08 – 19h – Entrada Franca.

O diretor Rouben Mamoulin de um banqueiro e de uma atriz armênia, ele foi para os Estados Unidos da América no final dos anos 20 para dirigir óperas e operetas, mas com o crescimento da indústria cinematográfica ele decidiu tentar a sorte em Hollywood. Em 1929 ele dirigiu uma das primeiras produções faladas do cinema mundial: “Aplausos”, e em seguida fez “Ruas da Cidade”, estrelado por Gary Cooper e Sylvia Sidney. Em 1932 realiza seu filme de maior sucesso, “O Médico e o Monstro”, considerado pelos críticos de cinema como uma das melhores adaptações cinematográficas do conto de Robert Louis Stevenson. O filme deu o Oscar de melhor ator para Frederic March.

Ele trabalhou com os grandes nomes do cinema mundial nas décadas de 40 e 50 como Maurice Chevalier, Marlene Dietrich, Charles Boyer, Greta Garbo, Tyrone Power, Rita Hayworth e Fred Astaire em filmes como “Rainha Cristina”; “A Marca do Zorro”; “Sangue e Areia” e “Meias de Seda”, seu último filme realizado em 1957. Ama-me esta Noite é o mais aclamado musical do começo dos anos 30, marcado pela excelente direção de Rouben Mamoulian (Diretor de Sangue e Areia) e pela presença de músicas tão bem inseridas na película, que parecem fazer parte do próprio diálogo.

Sobre o Contramão: O Contramão foi criado a partir do Curso de Cultura Cinematográfica com o propósito de exibir na íntegra, para os alunos e para a comunidade, alguns filmes citados em sala de aula. Em cada sessão, o que se procura é destacar filmes menos convencionais e que estejam inseridos na contramão do massificado cinema industrial.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.