Vanguart no Jokers

Enrico Porro/divulgação.

Apontada pela crítica especializada como uma das grandes revelações do rock nacional nos últimos anos, a banda matogrossense Vanguart faz única apresentação nesta sexta-feira, dia 14, às 23 horas, no Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). Fazendo um rock autoral e de refinado gosto musical, a Vanguart conseguiu em curto espaço de tempo chamar a atenção de diversos setores da mídia com seus shows contagiantes, onde a performance ao vivo seria o ponto-crucial para se entender a proposta do grupo e perceber a força contida em canções como “Semáforo”, “Cachaça” (que concorreu aos VMB’s 2006/07 nas categorias Clip Independente e Aposta MTV), “Para Abrir os Olhos”, Hey Yo Silver” e “Last Express Blues”, entre outras. A abertura da noite festiva é por conta da banda paranaense Sabonetes.
Vanguart surgiu da efervescente e “quente” cena de rock de Cuiabá (MT) para o público de todo o Brasil, quando o jovem Helio Flanders recrutou um grupo de amigos para executar ao vivo as canções que ele havia composto no seu próprio quarto, com poucos recursos, mas que começavam a ganhar o gosto das pessoas por meio da Internet. Nascia o embrião do que, em pouco tempo, viria a ser a Vanguart. A banda lançou seu primeiro cd oficial, Vanguart, encartado na revista Outracoisa, edição de agosto. Esse lançamento teve uma boa repercussão em 2007, visto o burburinho que os “garotos de Cuiabá” armaram na mídia com apenas 02 eps lançados de forma totalmente independente e tendo como grande suporte, o bom uso da tríade: Internet, festivais independentes e show agitados.
O álbum homônimo Vanguart chamou bastante atenção da mídia no ano passado. A revista Rolling Stone concedeu 3 estrelas e meia para o álbum, além de eleger “Semáforo” e o álbum “Vanguart” entre os melhores de 2007. A Folha de São Paulo deu nota máxima para o grupo e o álbum foi listado como um dos melhores de 2007; O Estado de São Paulo listou o trabalho de estréia como um dos cinco melhores álbuns de 2007. Esse ano a Vanguart apresenta sua nova turnê, agora com o primeiro álbum nas mãos, sucesso de público e crítica, dispostos a apresentar as novas canções em inglês, português e até espanhol além de seu novo show, que vem cheio de surpresas e canções inéditas.
A Vanguart é formada pelos músicos Luiz Lazzaroto (teclados, voz), David Dafré (guitarras,voz), Helio Flanders (voz, violão e gaita), Douglas Godoy (bateria) e Reginaldo Lincoln (baixo, voz).
Sabonetes
Com quatro integrantes influenciados pelo novo rock, a banda Sabonetes que vem agitando as pistas de dança curitibanas. Em suas canções é possível notar, além da presença marcante do rock, uma influência de samba e música popular brasileira. A música de trabalho, “Se não der não deu”, é um símbolo dessa simbiose. “É como se o Cartola fizesse uma ponta num show do Strokes“, comenta o vocalista e guitarrista, Artur Roman. O quarteto ainda conta com os músicos Wonder Bettim (guitarra / Voz) Alexandre Caja (bateria e percussão) e Samuel “Salim” Oh (baixo). No repertório, Sabonetes também tem músicas covers que não deixam ninguém parado, mesclando os anos 70, 80, 90 e as últimas novidades para contagiar o público. Da velha guarda, bandas como Kinks, Rolling Stones e Elvis.

Serviço:
Vanguart – Show com a banda de Mato Grosso. Na abertura da noite apresentação do grupo Sabonetes. Nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 22 horas, no Jokers (R. São Francisco, 164). Ingressos: R$ 10. Lounge: Ingressos R$20. Informações e reservas: 41 3324 2351.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.