Elefante tomando dose cavalar de remédio. Jacaré com dor no olho de peixe. Casal de pombos voltando à vaca fria. Manada de bisões dando com os burros n’água. Hipopótamo fazendo macaquices. Formiga dando abraço de urso. Leão lagarteando. Cachorro muito burro. Boi camelando. Búfalo que ficou uma arara. Besouro chupim. Rinoceronte muito galinha. Tartaruga com bicho-carpinteiro. Hiena que é uma anta. Besouro que é um cavalo de forte. Onça-pintada levantando a lebre. Tico-tico com fome de leão. Girafa peruando no jogo de cartas. Lhama caçando borboleta. Castor que não dá um pio. Galinha sapeando a conversa. Dromedário com minhoca na cabeça. Foca com olhos de águia ou de lince. Mosquito comendo mosca. Galo no canto do cisne. Orangotango com elefantíase. Coelho que é uma víbora. Codorna no bico do corvo. Lacraia muito ouriçada. Cobra que é uma toupeira.
Tigre fazendo papagaiada. Baleia que não vale um caracol. Morsa com ideias de jerico. Gambá que é uma onça de brabo. Golfinho chorando feito bezerro desmamado. Cascavel fazendo boca de siri. Canguru que viu passarinho verde. Polvo com bicho-preguiça. Gato chorando lágrimas de crocodilo. Tamanduá marreco. Lin-guado ganhando na gata. Avestruz fazendo cachorrada. Libélula leonina. Gamo cobra em matemática. Taturana tirando tatu do nariz. Doninha que não tem nada a ver com o peixe. Sara-cura muito perua. Esquilo rogando praga de urubu. Cigarra fuçando. Camaleão se pavoneando. Periquito fazendo porcaria. Peixe lobo do peixe. Furão fuinha. Corça toda empombada. Carneiro que é uma cavalgadura. Mocho feito barata tonta. Leopardo garanhão. Polvo encaramujado. Antílope engolindo sapo.
Panda que é um elefante branco. Cabra com a perna formigando. Zebu com bico-de-papagaio. Albatroz com bicho de pé. Lagarto bêbado como um gambá. Ariranha fazendo asneiras. Vespa bestando. Crocodilo que é arraia-miúda. Porca com pés-de-galinha. Gnu veado. Jaburu com olhar de peixe morto. Sapo jiboiando depois do almoço. Tarântula borboleteando. Esquilo cantando de galo. Cigarra abelhuda. Bode molhado como um pinto. Leão-marinho com lábios leporinos. Gafanhoto que é um paquiderme. Ganso mosca-morta. Pelicano encorujado. Mutum emporcalhando tudo. Capivara com grilo na cuca. Lagartixa amarrando o burro. Porco-espinho pulando que nem cabrito. Nhambu mosqueando. Corvo lesma lerda. Gazela dizendo cobras e lagartos. Quati atucanando a vida do outro. Marimbondo muito jacu. Hiena sanguessuga. Lagosta muito gatinha. Cavalo gavião. Galinha d’angola feia que é um dragão. Touro que caiu como um patinho. Gorila afogando o ganso. Leoa que é uma pantera. Sabiá que é rato de biblioteca. Louva-a-deus todo emperiquitado. Fuinha nadando cachorrinho. Raposa corujando o filhote. Pavão que levou chifre. Polvo passarinhando. Pingüim morcegueando. Arara que é um bagre ensaboado. Tatu muito avacalhado. Camelo de bode. Rato ovelha negra da família. Tubarão pagando mico. Pardal glutão. Javali servindo de boi de piranha. Lobo engatinhando. Rã que é uma vaca velha. Porco-espinho escamado. Porco em pele de cordeiro.
Orca metendo o bico onde não é chamada. Pombo em palpos de aranha. Urubu matando cachorro a grito. Caranguejo que é rato-de-praia. Dromedário empacado. Chipanzé to-mando um frango. Quero-quero muito cricri. Águia só de butuca. Gaivota pegando jacaré. Centopéia marchando em passo de ganso. Escorpião que é um verme. Texugo que é cobra criada. Mariposa com a pulga atrás da orelha. Peixe-espada nadando golfinho. Jibóia que é vaquinha de presépio. Lince tomando banho de gato. Baleia que entrou de ratão. Urso pisando em ovos. Vagalume foca no jornal. Guepardo pagando sapo. Gavião tirando coelho da cartola. Leitão formigão. Marreco lavando a égua. Minhoca encaracolada. Cavalo-marinho boi sonso. Hamster com galo na cabeça. Coiote tubarão. Boto furão. Enguia soltando a franga. Pulga fazendo gol de peixinho. Andorinha gato-pingado. Diabo-da-Tasmânia gralha. Gambá gato. Mosquito traíra. Tainha tanajura. Lontra pé-de-boi. Papagaio com pé-de-pato. Garnisé brincando de cabra-cega. Cateto empinando papagaio. Sapo soltando os cachorros. Búfala galinhona. Aranha fazendo papagaio no banco. Pica-pau espírito de porco. Bezerro filho de uma égua. Garça que é uma baleia de gorda. Gato-do-mato ar-rastando a asa. Veado rindo feito hiena. Camundongo bom pra cachorro. Peru cagado de coruja. Bisão cabra da peste. Buldogue fazendo cabrito. Cachalote que é uma cadela. Cacatua comendo cachorro-quente. Bem-te-vi metido a besta. Manjuba que ficou com o mico. Alce vendendo seu peixe. Graxaim pegando o touro à unha. Jabuti comprando gato por lebre. João-de-barro dando rabo-de-arraia. Vampiro tomando rabo-de-galo. Joaninha fumando mata-rato. Pantera que tá com a macaca. Camarão no mato sem cachorro. Paca que é uma mula. Bicho-preguiça fazendo vaquinha. Cágado tatu. Porquinho-da-Índia caçando mosca.
Dragão que viu a mula-sem-cabeça. Cisne com memória de elefante. Abutre papagaio de pirata. Casal de morcegos se bicando. Perdiz desenhando com a mão do gato. Harpia que é bode expiatório. Guaxinim mão-de-vaca. Ratão-do-banhado amigo da onça. Peixe-boi no pau-de-arara. Mula com rabo-de-cavalo. Bugio lendo o pai dos burros. Cegonha achando galinha-morta. Dálmata fazendo gato-sapato. Gamo vestindo macacão. Ovelha usando pé-de-cabra. Falcão jogando burro em pé. Jumento homem-rã. Lesma leão-de-chácara. Pata vestindo macaquinho. Zebra que não deu zebra. E eu só urubuservando.
*Rui Werneck de Capistrano é coautor da Arca de Noé, sinuqueiro e artista prático.