Como encurtar o caminho e abrandar as circunstâncias

Henry James.  © Singer

Afirma-se que as personagens de Henry James não têm intestinos nem órgãos sexuais. Desconheço os seus livros. Depois de ele ter escrito um certo número de histórias sobre homens de letras, sempre aparecia alguém que protestava dizendo que os escritores não eram assim. Henry James replicava: ‘Tanto pior para eles.’ Aí, vem Somerset Maugham e conta um causo: no Museu de Arte Moderna de Nova York tem uma tela de Mondrian constituída de algumas linhas pretas e uma vermelha que divide o fundo em quadrilongos e quadrados. Por uma razão que ele jamais descobriu, depois que ele o viu… nunca mais conseguiu esquecer.

Reconhecia no quadro ‘algo curiosamente obsessivo’ e não encontrando nada que o quadro ‘dissesse’ sentia-se perturbado e, ao mesmo tempo, satisfeito. Talvez alguém achasse que era só pegar uma régua, uma bisnaga de tinta preta e outra vermelha e fazer o quadro. Alguém quer tentar?

*Rui Werneck de Capistrano Não é Bobo Nem Nada

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em rui werneck de capistrano e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.