Companhia curitibana participa de festival internacional de bonecos em Cuba. A companhia curitibana Karagozwk, especializada na arte milenar do teatro de sombras, é a única representante do Brasil na “10ª Oficina Internacional de Teatro de Títeres”, que acontece na cidade de Matanzas, em Cuba, de 15 a 22 de abril. Comandado por Marcello Andrade dos Santos, o grupo foi selecionado pela curadoria do evento e pela Unima – União Internacional de Marionetistas, com indicação da ABTB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.
Para integrar a programação deste importante encontro de artistas de diversos países, a companhia Karagozwk, criada em 1985, escolheu o espetáculo “Alberto, o menino que queria voar”. O trabalho mostra a perseverança do inventor brasileiro Santos Dumont, por meio de uma rica cenografia de sombras. Criada a partir de uma contação de histórias, a montagem tem o texto assinado por Luiz Roberto Meira, com pesquisa de Sônia Viegas e trilha sonora do compositor curitibano Celso Pirata.
O festival cubano de teatro de bonecos é uma prestigiada vitrine do que acontece no mundo, na área de formas animadas, permitindo o intercâmbio cultural entre os participantes. O coordenador do Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos, terá a oportunidade de ministrar uma oficina sobre teatro de sombras, quando abordará as técnicas do grupo, entre elas a projeção de atores e bailarinos, maquetes e uso de material reciclável, além da construção dos próprios projetores e mesas de luz.
A companhia Karagozwk, que participa ativamente da programação promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, estará ao lado de nomes de destaque no teatro de formas animadas, entre eles o representante francês Theatre du Petit Miroir, de Jean Luc Penso, especializado em sombras chinesas; o Teatro La Fanfarra, da Espanha; e o Anima Títeres, do México.
Uma resposta a Brasil em Cuba