Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer recebe obras de Dorothea Wiedemann e Osmar Chromiec

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou em julho, a exposição “Dorothea Wiedemann, aqui ou em qualquer lugar” e o projeto “Em casa com Chromiec”, desenvolvido pelo setor de Ação Educativa em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do MON.

A alemã Dorothea Wiedemann construiu uma obra baseada em sua percepção e curiosidade de todos os lugares do mundo que morou e visitou. Utilizou a xilogravura na maioria dos seus trabalhos e elegeu esta técnica para expressar o seu universo. O catálogo da artista abrange 353 obras que pertencem ao acervo da Casa da Cultura Emília Erichsen, em Castro. A mostra no MON, com curadoria de Simone Landal, Christiani Vieira Strickert, Ilsemarie Hampf, Karina Marques e Ronie Cardoso Filho, reúne 51 obras, que estarão expostas na Galeria Niemeyer.

Já o brasileiro Osmar Chromiec iniciou seu processo criativo no abstracionismo geométrico e realizou muitas obras utilizando sistematicamente o preto e branco. Na década de 1980, ingressou no figurativo com alusão à natureza e na utilização de cores, sobretudo verde, amarelo e azul. No fim dos anos 1980, predominam as grades e portões, as paisagens, sobretudo, as marinhas. Osmar é considerado um dos artistas mais significativos. “Em casa com Chromiec”, na Sala de Referência do MON, terá além das obras de Chromiec, atividades didáticas e interativas.

A diretora do MON, Estela Sandrini, ressalta a importância dessas duas exposições: “Para o Museu Oscar Niemeyer é uma honra receber esses dois artistas que produziram suas obras no Paraná, porém não são muito conhecidos no Estado”, diz Estela.

“Dorothea Wiedemann, aqui ou em qualquer lugar”
Conselho curatorial: Christiani Vieira Strickert, Ilsemarie Hampf, Karina Marques, Ronie Cardoso Filho e Simone Landal. Sala de exposição: Galeria Niemeyer. Entrada franca no dia da abertura e no primeiro domingo de cada mês. Nos outros dias: R$4 e R$2 (meia-entrada). Período expositivo: até 30 de setembro de 2012

“Em casa com Chromiec”
Coordenação: Ação Educativa em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do MON. Sala de Referência do MON. Período expositivo: até 2013 (sem previsão de término).

Museu Oscar Niemeyer. Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba – PR. Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h. Mais informações: (41) 3350-4400.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em museu oscar niemeyer e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.