Araucária recebe exposição com imagens de Guilherme Glück

GluckMostra faz parte do Museus Paraná, programa de exposições itinerantes da Secretaria de Estado da Cultura. Com o objetivo de ampliar o acesso da população paranaense ao acervo de Guilherme Glück (1893-1982), um dos mais importantes fotógrafos do sul do Brasil, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) selecionou um recorte na extensa coleção de cerca de 30 mil negativos para compor a exposição “Memória e Imagem nas Lentes de Guilherme Glück”. As obras fazem parte do programa Museus Paraná da Secretaria de Estado da Cultura e já circularam por diversos municípios paranaenses em 2012. Agora é a vez de Araucária receber a exposição, que abre no dia 6 de maio, às 18h, na Casa de Cultura, com visita guiada de Éderson Prestes Santos, curador da mostra. A entrada é gratuita.

Um dos tesouros iconográficos da cultura paranaense, a significativa coleção de Glück foi adquirida em 1974 pelo MIS-PR, o que garantiu a salvaguarda de uma das maiores coleções mundiais de negativos em chapas de vidro atribuídas a um único autor. Pela qualidade técnica e artística, riqueza temática e relevância cultural, a obra de Guilherme Glück apresenta um rico painel do cotidiano paranaense nas décadas de 1920 a 1960.

Com olhar atento e sensível, suas lentes registraram cenas da vida urbana de comunidades, como casas, ruas, famílias, arquitetura, eventos escolares, desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas sobre a vida paranaense, registrada especialmente na Lapa, cidade histórica onde viveu de 1917 até sua morte, em 1982. A exposição fica em cartaz até 27 de junho de 2013. Paralelamente à exposição, técnicos da Coordenação Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura irão realizar um treinamento para monitores de museus.

Serviço: Exposição “Memória e Imagem nas Lentes de Guilherme Glück”. Abertura: 06 de maio, às 18h, com visita guiada de Éderson Prestes Santos, curador da mostra. Período expositivo: até 27 de junho de 2013. Local: Casa da Cultura (Praça Dr. Vicente Machado, 258. Araucária). Entrada gratuita.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Aftosas soldações, alceu dispor, Don Suelda del Itararé, fotografia, nora drenalina, Pleonasmos, prof. thimpor, solda, solda cáustico, Solda liberdade, soruda, tudo em geral e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.