Hoje, a partir das 19 horas, Marcio Renato dos Santos autografa 2,99, livro de contos publicado pela Tulipas Negras Editora no Museu Guido Viaro, em Curitiba. A obra tem projeto gráfico de Osvalter Urbinati, com 120 páginas e custa R$ 30.
2,99 traz 16 contos com personagens que possuem nome, jamais sobrenome, quase sempre anônimos deslocados em grandes e médias cidades. Há personagens que apostam na Mega-Sena para mudar de vida, de cidade e, de repente, esbanjar reais durante a Copa 2014. Outros não conseguem sair do itinerário casa-trabalho, trabalho-casa. Há os que não sabem mais o limite entre sonho, pesadelo e realidade.
A linguagem enxuta, em alguma medida, define a proposta literária do autor que, há menos de 30 dias, lançou o Dicionário Amoroso de Curitiba, pela Casarão do Verbo. No entanto, é o humor, o deslocamento do olhar, que caracteriza a prosa literária de 2,99, algo que o escritor ainda não havia experimentado em Minda-Au, livro de estréia publicado pela Record em 2010, nem em Golegolegolegolegah!, segundo livro do autor, viabilizado em 2013 pela Travessa dos Editores.
Quem já teve acesso ao livro diz que A noite está velha é um texto “impagável”, “para rir da primeira palavra ao ponto final”. O terceiro conto de 2,99 coloca em cena os imitadores de Paulo Leminski, que toda terça-feira à noite participam, em Curitiba, de um concurso de imitação do poeta paranaense. Mas, em A noite está velha, surge um personagem que não quer imitar Leminski, nem usar bigode ou praticar trocadilhos – e essa atitude deflagra uma situação tensa, mas narrada com ironia, o que tende a fazer o leitor rir, continuamente.
Tudo estranho, muito estranho? É isso mesmo. E, de acordo com o escritor André Sant’Anna, que assina o texto de apresentação de 2,99, “mesmo assim, a gente sente algo de muito diferente no peito, um aperto na garganta, uma solidão insustentável.”
2,99 marca uma nova fase da Tulipas Negras Editora que, do início de 2012 ao final de 2013, publicou 16 livros-contos de 16 autores, entre os quais Dalton Trevisan, Luiz Rebinski Junior, Luci Collin e Paulo Venturelli. Anteriormente, as publicações da editora eram livretos dobráveis distribuídos gratuitamente. A partir de agora, a Tulipas Negras Editora investe em livros no formato convencional, que serão comercializados.
Serviço: Lançamento de 2,99, livro de contos de Marcio Renato dos Santos. Dia 3 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas, no Museu Guido Viaro (R. XV de Novembro, 1.348, no centro de Curitiba). Livro publicado pela Tulipas Negras Editora, com projeto gráfico de Osvalter Urbinati, tem 120 páginas, ISBN 978-85-917171-0-1 e custa R$ 30. Contato com o autor pelo (41) 9922.5692 e/ou marcio.renatodossantos@gmail.com