1. Um homem mergulha de cabeça num rio sem saber a profundidade. Bate a cabeça no fundo e morre. Cinco anos depois, sua alma, vagando por aí, não mergulha nem em copo d’água.
2. Um menino de onze anos, em férias na fazenda do avô, cai do cavalo e fica com defeito na perna. Dez anos depois ele não é aceito nas corridas Jockey Club. Porém, por seu bom pedigree, vai para a reprodução e se sai muito bem.
3. A mãe força sua filha de dez anos a tocar piano, aprender balé, comer jiló, fazer inglês, freqüentar academia de ginástica, usar aparelho nos dentes, aprender a nadar, ir às aulas de pintura, estudar boas maneiras e tirar dez em todas as matérias. Com dezoito anos, a moça sai de casa e vai se virar como dançarina em casas noturnas.
4. Um homem vai a uma loja comprar um par de sapatos novos. A vendedora, cheia de sorrisos, diz que só tem dois números abaixo do par escolhido. Sempre sorrindo, sugere que o homem experimente. Aquela forma é mais larga e o número 38 serve em quem calça até 43. O homem vai preso três dias depois, sob acusação de esganar o filho que pediu um par de patins no Natal.
5. Um homem compra um carro 0 km e ele apresenta defeito. Leva na concessionária e nada é resolvido. Quatro meses depois, ele compra uma harpa e vai cantar nos shoppings durante as festas de fim de ano.
6. Uma mulher é abandonada pelo marido. Ele não deixa nem bilhete de despedida. Cheia de tristeza, com o coração partido e dívidas enormes, ela resolve se recolher e fabricar bombons de chocolate recheados com morangos. Fica muito rica e aparece na reportagem de capa da revista Unhas&Dentes dizendo que é feliz com seu novo amor: uma bombona de 20 litros de água mineral.
*Rui Werneck de Capistrano, insisto, é autor do famoso romancélere Nem bobo nem nada, com 150 capítulos.