Aviso aos navegantes

solda-by-orlando-nariz-de-palhaço

© Orlando Pedroso

Vou na farmácia e só volto depois do carnaval, uma festa marcada pelo “adeus à carne”, a partir dela se faz um grande período de abstinência e jejum, como o próprio nome em latim “carnis levale” indica. Para sua preparação há uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brinca a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.

Teve origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.  antes da Quaresma. Evoé, Momo!

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Aviso aos Navegantes e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.