Lula fez pedido especial aos policiais que o interrogaram, na sexta: que devolvessem o celular de dona Marisa Letícia o mais rápido possível. Segundo o petista, ela não usa internet nem computador e se comunica com poucas pessoas. O aparelho serviria para que a ex-primeira-dama falasse por WhatsApp com os netos.
ME AJUDA
Lula provocou risos nos agentes ao dizer: “Imaginem o que vai virar a minha vida se a Marisa não puder falar com eles nesse ‘zap zap'”.
ESTACIONAMENTO
O filho caçula de Lula, Luiz Cláudio, contou a amigos que, há uma semana, tinha ido a Brasília buscar caixas de documentos dele que tinham sido apreendidas na Operação Zelotes. Nem sequer conseguiu abri-las: dias depois, elas foram levadas por agentes da Lava Jato.
SONO
E outro filho de Lula, Sandro, relatou que estava dormindo quando a PF chegou à sua casa. Como ele e a mulher, Marlene, demoraram a atender, os agentes forçaram e quase arrombaram a porta.
SALTO
No depoimento à Polícia Federal, na sexta, Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, revelou que, antes de ser batizado com o nome do ex-presidente, em 2011, o então Instituto da Cidadania faturava R$ 600 mil por ano. A partir da mudança, a arrecadação passou para cerca de R$ 7 milhões.
SERVIÇO
A PF mostrou interesse nos pagamentos do instituto a empresas dos filhos de Lula. Okamotto afirmou que eles foram feitos em troca de prestação de serviços de tecnologia e de “análise de filmagens” de Lula. Os investigadores perguntaram de outras 20 empresas.
OS CISNES
A PF afirmou também que “no sítio de Atibaia existem dois pedalinhos em forma de cisne com os nomes de Arthur e Pedro”. E perguntou: “Sabe dizer o motivo disso?”. Okamotto disse que não. Os nomes são de netos de Lula.
RISO DO IMPROVISO
Os humoristas João Vicente de Castro, Luis Lobianco, Gustavo Miranda e Gregorio Duvivier apresentaram o espetáculo “Portátil”, do grupo Porta dos Fundos, no sábado (5), no Teatro J. Safra. A atriz Natália Lage, o diretor Cao Hamburger, o cineasta Fernando Meirelles e a cartunista Laerte estavam na plateia.
RUA DE TODOS
Coletivos e produtores culturais marcaram para este domingo (13) um ato de “defesa da democracia, da diversidade e da liberdade e contra os retrocessos e o avanço da onda conservadora”, em contraponto aos protestos contra o governo previstos para o mesmo dia. Em São Paulo, a mobilização será na praça Roosevelt.
RUA DE TODOS 2
O encontro Sem Medo de Ser Feliz – Pela Diversidade e Democracia será nos moldes do Existe Amor em SP, que em 2012, na mesma praça, combateu a candidatura de Celso Russomanno a prefeito. Os organizadores dizem que será um encontro apartidário e cultural, com shows e presença de artistas e de blocos de Carnaval.
MUITAS VEZES BIBI
A atriz e cantora Bibi Ferreira está comemorando seus 75 anos de carreira com shows nos quais canta em inglês, português, espanhol e francês. Os atores Guilherme Leme e Ana Lúcia Torre estiveram na apresentação da sexta (4), no Tom Brasil. O ator Antônio Fagundes foi com a namorada, a também atriz Alexandra Martins.
QUERIDO AMIGO
O governador Geraldo Alckmin, de SP, recebeu Ricardo Tripoli, que foi derrotado nas prévias do PSDB, para conversar ontem. No domingo, ele falou com dois apoiadores de Tripoli: José Aníbal e Bruno Covas. Alckmin apoia João Doria Jr., que no segundo turno disputará com Andrea Matarazzo, candidato de Fernando Henrique Cardoso e de José Serra, a indicação do partido para concorrer a prefeito.
VEM COMIGO
Antes de conversar com Alckmin, Tripoli e Bruno Covas tiveram encontro reservado com João Doria no fim de semana.
A LUTA CONTINUA
Rumores de que Andrea Matarazzo pode inclusive se retirar da disputa eram negados no fim de semana com veemência pelo candidato.
SEM FREIO
Marcelo D2 teve a companhia do filho Stephan Peixoto no show de lançamento de seu novo DVD, “Nada Pode Parar – Ao Vivo”, na Audio Club. As cantoras Flora Matos e Aretha Marcos estavam na plateia da apresentação, no sábado (5).
CURTO-CIRCUITO
Marina Person exibe seu filme “Califórnia” nesta terça (8), às 20h, no Sesc Campo Limpo.
O livro “Mulheres: Sua História com o Ministério Público” será lançado nesta terça (8), às 18h30, pela Diretoria da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público.
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, recebe nesta terça (8) no Senado o Prêmio Bertha Lutz.
A Agência de Notícias da Aids realiza bate-papo sobre temas relacionados à mulher, nesta terça (8), das 17h às 18h30, no Conjunto Nacional.
Mônica Bergamo – Folha de São Paulo