Fundação Cultural de Curitiba promove coleta de lixo eletrônico

moinhoreboucas_cidomarques

© Cido Marques

A Fundação Cultural de Curitiba promove a coleta de equipamentos eletrônicos (em funcionamento ou não) até o próximo dia 30 de outubro. As pessoas poderão entregar computadores, celulares, eletrodomésticos e equipamentos elétricos em geral na sede administrativa da FCC no Moinho Rebouças (Rua Engenheiros Rebouças, 1732) e na Casa Hoffmann no Largo da Ordem. O material recolhido será encaminhado para reciclagem ou para reutilização pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba-IPCC.

Palestra e Oficina

Em parceria com o ICAC, e com o apoio do IMAP, a FCC oferece aos servidores e a comunidade, o Curso Nós e o Meio Ambiente: Formação Continuada em Conscientização Ambiental na FCC – edição especial Semana Lixo Zero (Zero Waste Week) Na Semana Lixo Zero que ocorre de 21 a 30 de outubro de 2016, acontecem a palestra “Lixo: nossa atitude, novos destinos”, dia 25 na Casa de Leitura Wilson Bueno, com a Engenheira Florestal Joseane Baratto e a oficina “Prática de construção de minhocário”, dia 27 no pátio da Capela Santa Maria, com Flavia Sotto Maior, advogada especializada em Direito Ambiental e integrante do Coletivo Curitiba Lixo Zero

Serviço: Palestra “Lixo: nossa atitude, novos destinos” Palestrante: Joseane Baratto – Engenheira Florestal com especialização em Gestão e Planejamento Ambiental, atualmente produtora do Museu Municipal de Arte (Muma). Data: 25/10/2016 (3ª-feira)

Horário: das 14h30 às 16h30. Local: Casa de Leitura Wilson Bueno (Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural)

Objetivo Conscientizar os participantes sobre a relevância da contribuição pessoal para o destino do lixo reciclável.

Conteúdo programático. A importância da separação de resíduos. O processo de reciclagem de diversos materiais. As novas possibilidades de reaproveitamento de alguns materiais, com amostras reais. A importância da contribuição de cada indivíduo, buscando assim uma maior conscientização. As conseqüências da destinação incorreta e seus custos, sociais, ambientais e financeiros. A diferença entre lixão e aterro sanitário.

Oficina “Minhocário Doméstico”

A geração e destinação de resíduos se tornou um grande problema em todas as cidades do mundo. Por isso, é cada vez mais importante dar visibilidade para soluções como a compostagem, que transforma os resíduos orgânicos em adubo de forma simples e fácil, evitando que esse resíduo vá para lixões ou aterros sanitários.

Ministrante: Flavia Sotto Maior – Advogada especialista em direito ambiental, colaboradora do Instituto Nhandecy e do Coletivo Curitiba Lixo Zero. Data: 27/10/2016 (5ª-feira). Horário: das 15h às 17h

Local: Pátio da Capela Santa Maria (Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273). Objetivo A oficina pretende abordar as questões legais e práticas da compostagem, o objetivo é que cada pessoa saia com a sua composteira pronta (minhocário), feita de materiais recicláveis, e possa levá-la para sua casa.

Conteúdo programático. Meio ambiente na constituição federal de 1988. Politica nacional dos resíduos sólidos. Compostagem, formas de compostagem e prática de construção de minhocários.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.