O samba não morreu, ele está no poder

Foto de Adriana Paiva.

Com discos de veteranos como Marisa Monte e de novos talentos como Mariana Aydar e Roberta Sá, gênero se revigora.

Desde que o samba é samba escuto essa conversa mole de que “o samba está morrendo, o samba vai acabar, o samba não tem espaço”, ou, em sua forma conspiratória, “querem acabar com o samba”. Pura malandragem. O samba está no poder, sempre esteve, e agora –na era da eletrônica e do hip hop- está mais do que nunca.

Hoje os gêneros nacionais dominam o mercado musical: mais de 80% dos discos vendidos aqui são de música brasileira, uma boa parte deles de samba. A Nova Lapa renasce e cresce com dezenas de casas de samba e de novos sambistas. Há rádios que só tocam samba. O samba não está renascendo, porque não morreu: apenas cresce e se multiplica.

Os dois artistas de maior prestígio e popularidade das suas gerações, Marisa Monte e Marcelo D2, dedicaram discos inteiros ao samba, venderam milhões de CDs, fizeram turnês triunfais com imensas platéias no Brasil e no exterior.

Entre os novos talentos, os discos de Roberta Sá e Mariana Aydar foram os mais bem recebidos, com críticas entusiasmadas e platéias lotadas. Foram dois grandes discos de samba, de diversas formas do gênero. Os músicos veteranos Lobão e Lulu Santos apresentaram em seus novos discos alguns surpreendentes e inovadores sambas pesados, cheios de guitarras, distorções e baixos roqueiros, que estão entre suas melhores criações.

E agora, fechando a roda, a fabulosa Maria Rita lança o seu melhor disco, exclusivamente de sambas, trazendo estilo, qualidade e novidade ao gênero. Ela não se limita a regravar clássicos ou pérolas esquecidas. Vai buscar o samba vivo, novo, pulsante, com cheiro de rua e com ecos de choro e bossa nova, de funk, soul, reggae, brega, da polifonia urbana carioca, não confinado a cânones e preservacionismos. No disco de Maria Rita, o melhor exemplo são as cinco músicas do sensacional Arlindo Cruz, com vários parceiros, em diversas formas de samba, do romântico ao clássico e ao moderno. Com Maria Rita é tudo samba de primeira, como gostava e fazia João Nogueira, o ídolo de Marcelo D2 e ele mesmo um grande renovador do samba.

O que artistas tão diferentes têm em comum, além do amor e respeito ao samba? Justamente o impulso de renovação do samba, incorporando novas batidas, timbres e sonoridades, renovando ao mesmo tempo o pop, o rock, o hip hop e a MPB. Eles deixam os resgates para o Corpo de Bombeiros, ou como desculpa para os incontáveis discos com inúteis regravações de velhas músicas, muito piores do que as originais. São artistas que fazem enorme e merecido sucesso justamente porque não resgatam, nem repetem e nem se enquadram, que não têm medo de inovar e ampliar as fronteiras, a linguagem e as platéias do samba.
Nelson Motta, colunista da Folha de São Paulo. Enviado por Iara Teixeira

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
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