O Washington Post obteve uma gravação telefônica que mostra o presidente americano Donald Trump pressionando o secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, a recontar os votos do estado para favorecê-lo na eleição.
De acordo com o áudio, Trump insistiu para que o colega republicano “encontrasse” votos para garantir a vitória. A conversa ocorreu neste sábado.
“Olha, tudo o que eu quero é isso. Eu só quero encontrar 11.780 votos, um a mais do que nós temos. Porque nós vencemos nesse estado”, disse.
O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva. Não há nada de errado em dizer que, você sabe, que você recalculou.”
Durante a ligação, o secretário rejeitou as declarações de Trump e afirmou que o presidente americano estava repetindo teorias conspiratórias. Em razão da negativa do republicano, Trump afirma ainda que Raffensperger poderia ser alvo de ações criminais.
“Isso é uma ofensa criminal. Você não pode deixar isso acontecer. Isso é um grande risco para você (Raffensperger) e Ryan, seu advogado.”