No sábado, 12 de novembro, a partir das 14h30, acontece o lançamento de três livros do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção no Museu Guido Viaro, em Curitiba. O primeiro título contém sete fragmentos de romances, o segundo volume reúne nove contos e o terceiro impresso tem 165 haicais elaborados por 43 pessoas.
Os conteúdos foram desenvolvidos em oficinas de escrita, realizadas com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Idealizado e coordenado por Marcio Renato dos Santos, com produção de Victor Augustus Graciotto Silva e realização da Máquina de Escrever Editora | Produção Cultural, Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção ofereceu, tanto para autores já experientes na área literárias quanto para jovens escritores ou poetas, três oficinas gratuitas: uma de romance, ministrada por Otto Leopoldo Winck, outra de contos, com Cezar Tridapalli, e ainda uma terceira de haicais, com Alvaro Posselt.
As oficinas de romance e contos tiveram 8 aulas, cada uma de 4 horas — ambas para 20 participantes. Já os cursos de haicais foram oferecidos para 80 pessoas, divididas em 4 turmas, cada uma com 8 horas de duração. Todas as atividades aconteceram de maio a julho de 2022 na Biblioteca Pública do Paraná, instituição que apoiou a iniciativa.
A ideia do projeto foi apresentar gratuitamente aos interessados em escrever poesia e ficção o repertório, as leituras e as técnicas necessárias para transformar uma ideia em conteúdo literário ou poético.
“A proposta viabiliza a experiência completa que um(a) autor(a) vivencia na realidade, da elaboração da ideia, incluindo escrita e reescrita, até o lançamento físico da obra”, afirma Marcio Renato dos Santos, escritor, jornalista, editor, idealizador e coordenador pedagógico de Ampliando Horizontes Poesia e Ficção.
O projeto também objetiva fortalecer a cultura local, uma vez que foram convidados para ministrar as oficinas apenas autores paranaenses — para a curadoria (seleção de conteúdos dos livros), também participaram somente escritore(a)s em atividade em Curitiba: Carlos Machado, Guido Viaro e Jaqueline Conte.
A iniciativa ainda fomenta a economia criativa paranaense ao editar 3 obras impressas e em formato digital. “Contratamos revisoras, um diagramador, um capista, enfim, a equipe necessária para realizar as obras, além dos serviços de uma gráfica”, diz Victor Augustus Graciotto Silva, historiador, escritor, responsável pela supervisão editorial e coordenador do projeto, acrescentando que também foi criado um site www.ampliandohorizontes.com.br para a divulgação das ações de Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção.
As obras impressas serão encaminhadas aos autores e autoras, a instituições culturais e bibliotecas com a finalidade de disponibilizar ao público os fragmentos de romances, contos e haicais. “A partir do lançamento, contamos com o interesse das leitoras e dos leitores para completar o ciclo e imprimir interpretações aos conteúdos”, comentam Marcio Renato dos Santos e Victor Augustus Graciotto Silva.
Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Paraná Equipamentos S. A., Sigmafone Telecomunicações Ltda., Softmarketing Comunicação e Informação Ltda. e Brementur Agência de Turismo Ltda. são empresas patrocinadoras da proposta, que tem apoio da Tulipas Negras Editora e da Biblioteca Pública do Paraná.
Serviço: Lançamento dos 3 livros do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção. Cada livro custa, promocionalmente, R$ 20 em 12 de novembro, a partir das 14h30, no Museu Guido Viaro, Rua XV de Novembro, 1.348, no centro de Curitiba.