Um Americano Casual (Memória Analógica).

Este que vocês vêm na foto, com a namorada no colo, é Stu Deutsch, nascido no Wiscosin e morador de NY. Stu tem fortes laços com o Brasil, que conheceu durante as filmagens do antológico Gaijin, de Tizuka Yamazaki. Ele é especialista em captação de som ambiente e trabalhou mais recentemente em Bossa Nova, de Bruno Barreto – e tantos outros filmes de Babenco. Seu trabalho mais importante, entretanto, foi com Spike Lee, em Do The Right Thing.

Agora ouçam: certa vez, durante as gravações de Gaijin (1980), no final de um dia de trabalho, Tizuka conseguiu vencer a resistência de Stu e arrastá-lo até um sushi bar para comer carne crua de peixe. Ela aplicou o gringo nas tradições orientais. A celebração, regada ao melhor sakê gelado, foi bastante festiva e se prolongou pela madrugada… Dias depois, concluídas as filmagens, Stu voltou aos EUA para retomar a rotina. Sua experiência nos trópicos, pensava, tinha sido simplesmente delirante e o Rio de Janeiro, inacreditável.

Nove meses depois, Stu recebe um telefonema solitário de Tizuka, lhe informando que ele ia ser pai e que ela estava seguindo para a maternidade. Meu amigo é, portanto, o pai de um jovem de 26 anos e com linhagem tripla. Esta foto, onde eu apareço cambonando o novo casal (Stu/Márcia), foi feita durante um jantar informal no apartamento dela (Márcia), em Manhattan, 1997.

Toninho Vaz, de Santa Teresa

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Geral, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

4 respostas a Um Americano Casual (Memória Analógica).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.