A CLAUSURA CEGA – Termômetro: estado febril

Michel Foucault fez vários estudos sobre a condição humana dentro de prisões, regimes fechados e institucionais. Ruy Jobim também ousa, e lança um olhar sobre a clausura do final do século XVII, ano de 1692, em Salvador, Bahia.

Do Claustro, peça de Ruy Jobim Neto e direção de Eduardo Sofiati, emociona pela nudez implícita do que não é dito, o grito que se esconde dentro de quatro paredes transformando as personagens em demência. Brilhantemente interpretada por Débora Aoni, a Irmã Mariana, odiada e desejada pelo pai, esse que tinha como meta destruir os homens que se aproximassem de sua filha, é enviada para o convento e para lá permanece até sua morte, para sempre naquele lugar infernal. Presa no Convento de Santa Clara do Desterro da Bahia, vivencia a angústia da falta de liberdade, de seus sonhos privados e amor interrompido, ao mesmo tempo que se martiriza em culpa pela prisão de Gonçalo que foi degredado para a África. Mariana precisa salvar Gonçalo, mas para isso conta com a Irmã Cecília que não possui o dom da caridade.

Carolina Mesquita, como Irmã Cecília, nutre por Mariana um desejo carnal em contradição com seus pensamentos morais e religiosos. Surge então, no momento da grande revelação, marcada por um beijo, um ódio mútuo: para uma, privação e para a outra, destino e punição.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
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