Foto sem crédito.
O tradicional samba de raiz é interpretado pelo Grupo Frutos do Bar na edição de agosto do Músicas nos Museus, programa da Secretaria de Estado da Cultura que desta vez acontece nesta quarta-feira, 20, às 17h, no Museu do Expedicionário (Praça do Expedicionário, s/nº). Na oportunidade, o grupo apresenta o show A Cobra vai Fumar com um repertório que começa na década de 40 e prossegue até os dias atuais com grandes sambistas contemporâneos como Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. No repertório também serão apresentados clássicos de Cartola, João de Barro (o Braguinha) e Nelson Cavaquinho. A entrada é franca.
“A cobra vai fumar no nosso show”, afirma o integrante do grupo Marcos Antônio Menezes de Oliveira. “Queremos fazer o público dançar, mas também prestar homenagem aos pracinhas que criaram o distintivo da cobra fumando, quando o Brasil entrou na 2ª Guerra”. A expressão nasceu da brincadeira entre os pracinhas e a população sobre a frase de Getúlio Vargas, na época: “É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra.” Foram enviados para lutar na Itália 25 mil pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Destes, 450 não voltaram.
O “Frutos do Bar” surgiu há três meses, mas é formado por músicos de extensa formação e experiência musical. Além dos instrumentos clássicos do samba como o violão e o bandolim de Milton, o cavaquinho de Edilaine, cavaco e banjo de Marquinho e o pandeiro de Espirro, o grupo incluiu a flauta e o saxofone na apresentação, tocados por Marcos Trudi. Tuta completa o palco com a timba, um instrumento de percussão.
Música nos Museus
O programa Música nos Museus é um projeto que, mensalmente, traz uma atração musical do Paraná aos espaços expositivos da Secretaria de Estado da Cultura. A idéia é apresentar todos os gêneros musicais, em que se busca como critério principal a qualidade dos instrumentistas paranaenses.
Para a secretária de cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e arte. “O programa Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim, podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural”, finaliza. A próxima apresentação do projeto será no dia 30 de setembro, no Hall da Secretaria de Estado da Cultura.
Serviço: A Cobra Vai Fumar, show do Grupo Frutos do Bar no Museu do Expedicionário (Praça do Expedicionário, s/nº). Clássicos do sambas. Quarta-feira, 20, às 17h. Entrada franca. Única apresentação. Informações pelo (41) 3362-8231.