“Jamil, cigarra de várias cascas”, era o belo título da jornalista Adélia Maria Lopes. Nós dois editávamos o caderno Almanaque, deste O Estado do Paraná, de onde retirei esse oportuno guardado.
Na casca de publicitário, Jamil Snege trabalhou para o ex-prefeito Jaime Lerner; fez campanhas para os ex-governadores José Richa, Alvaro Dias e Roberto Requião; e quase elegeu o mais que complicado Tony Garcia senador da República. Essa rica experiência provocou a nossa pergunta: “O que é vender a imagem de um político?”.
Jamil – “Acho que todo elemento, qualquer político, tem um lado realmente aproveitável, porque é um indivíduo. Tem um lado bom. Até Jânio Quadros, figura controvertida, com gestos absolutamente infantis, de prima dona, tem sua dignidade. É uma figura interessante. (…) Então é aí que acho que está o lado importante da propaganda política: você demonstrar ao cliente – no caso o governante – qual é o melhor dele, a fotogenia intelectual dele.
(…) “O Alvaro Dias tem um dado que o Requião não tem. O Requião é devassado como administrador, se expõe, é capaz de irromper na Boca Maldita metendo o pau nos donos do transporte coletivo para um monte de gente que não tem nada com isso. O Alvaro (governador em 1988) tem uma certa… opacidade de poder, que eu chamo. É um sujeito polido.
(…) Ele (Alvaro) sempre foi assim, mas existe um feeling aí. Eu diria que o Jaime Lerner também se enquadra nisso. Chegava na Boca com sua camiseta esporte – foi realmente o cara que quebrou aquele rigor do governante encasacado. A imagem moderna do administrador, foi o Jaime quem fez no Brasil. Muito bem, chegava com suas frases de efeito – todo mundo sabe que é um grande frasista – simpático, cumprimentava as pessoas, dizia uma piadinha, sorria. Não levava qualquer problema da administração pública à praça pública. Tinha essa barreira, se conduzia realmente como prefeito. Acho que essa opacidade é muito importante, o poder não pode ser desmistificado, absolutamente. O governado não pode perceber que o governante se descabela com um problema. Ele tem que mostrar uma certa fleuma, frieza, contenção, uma concentração no trato das coisas. (…) Já tive oportunidade de falar isso a ele (Requião), mas não surgiu efeito algum, absolutamente.
(Exemplo típico do comportamento de Requião foi ter dito, na Boca Maldita, que não iria mais contratar mulheres recém-casadas, só laqueadas, pela licença-maternidade. Foi publicado e gerou grande problema.)
“É, exemplo típico de uma piada, que o Requião é um piadista. A imagem que ele passa, na televisão, é a mais agradável dele. Sou seu amigo pessoal, vocês também o conhecem há tempo e ele tem lances muito engraçados, é um gaiato. É um humorista, sujeito sardônico, sarcástico. Mas ele quer passar aquela imagem de excessiva austeridade.
(Ele sempre foi assim, ou mudou alguma coisa, enquanto prefeito?)
“Tornou-se um pouco mais amargo, posso dizer. Com aquela ironia amarga, não é uma boa ironia.”
“Gaiato, era capaz de contar histórias inventadas a respeito de figuras conhecidas, hilariantes. E ele envenenou esse lado com uma ironia amarga, já dirigida contra seus adversários.”
Dante Mendonça [22/04/2007] O Estado do Paraná
Uma resposta a A fotogenia de Requião