Acerto de Contas.

The ballad of the skeletons, do beat Allen Ginsberg, lançado em 1996, é um poema musicado, mas não cantado pelo autor que aproveita para dissecar a cultura americana (e contemporânea) apoiado na competente cozinha musical de Philip Glass e Paul McCartney, aqui tocando bateria e guitarra. Ginsberg lembra a parte falada de Hurricane, do Dylan, uma semi-fúria atonal. As 32 estrofes do poema são repetitivas e apresentam sempre a mesma estrutura. Algo assim:

(tradução literal)

Disse o esqueleto do presidente
eu não quero assinar a conta.
Disse o esqueleto do porta-voz
sim, você vai

Disse o esqueleto do parlamentar
eu objeto!
Disse o esqueleto da Suprema Corte
o que se pode esperar?

Disse o esqueleto do militar
eu compro a bomba
Disse o esqueleto da Classe Alta
vamos matar mães solteiras de fome

Disse o esqueleto do Macho:
a mulher no seu lugar
Disse o esqueleto do fundamentalista
cresce a raça humana

Disse o esqueleto de Buda
compaixão é riqueza
Disse o esqueleto da Empresa
mas é ruim pra sua saúde

(…)

O CD apresenta três versões do poema, duas com 7 minutos e outra com 4,20, onde Ginsberg (1923-1997) analisa o esqueleto (herança) de vários ícones: feminismo, NYTimes, CIA, NAFTA, Budda, viciados, Yahoo, Chrysler, homofobia, igreja, escola pública… Um acerto de contas abordado com o humor crítico e ácido de um judeu americano e homossexual. Disse o esqueleto do Ginsberg: I pay the bill.

Disponível para downlowd.

Toninho Vaz, de Santa Teresa

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
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3 respostas a Acerto de Contas.

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