Pedro e o Choro resgata para o público infantil a importância de Alexandre Gonçalves Pinto, músico conhecido como “Animal”, autor de O Choro – Reminiscências dos chorões antigos. Assim o CD traz choros com títulos bem curiosos como “Amigo Pedro” (Radamés Gnattali), “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu), “O relógio da vovó” (Garoto), “O vôo da mosca” (Jacob do Bandolim), e “Pula Sapo” (Pixinguinha) e “Jorrando sem parar” (tema inédito de Hermeto Pascoal – criado especialmente para o projeto).
Os autores acreditam que as crianças têm tudo para entrar com gosto nesta viagem literário-musical. Na história – inspirada na obra Pedro e o Lobo do compositor russo Sergei Prokofiev (1881-1953) – Pedro é um menino-saxofonista que descobre, entre os pertences de sua avó, um livro cujo autor tem um apelido curioso: Animal. Acompanhado de quatro amigos – dois gatinhos, um tico-tico e um marreco -, Pedro sai, sem avisar a avó, em busca deste ser tão “estranho”. Começa então uma aventura que vai levar a todos para uma viagem pela história de um dos gêneros musicais mais brasileiros: o choro.
Em Pedro e o Choro cada personagem é representado por um tema musical e um instrumento. Na voz de crianças, coordenadas por Simone, eles ganham vida. Durante o percurso, cada um vai introduzindo seu instrumento e os choros vão sendo apresentados como parte da trilha sonora da história. Cada tema foi pesquisado detalhadamente, numa escolha que perpassa os principais autores do gênero. Os autopres explicam que para compor a obra também se inspiraram numa fonte bem brasileira: a parceria entre Braguinha e Radamés Gnattali que marcou época pela Coleção Disquinho, com histórias embaladas por arranjos orquestrais. As ilustrações de Freekje Veld, do Estúdio Ilustranet, também merecem destaque.
O restaurateur Robert Amorim, o Beto Batata, conta que esse lançamento vem ao encontro da proposta que seu Espaço Cultural tem oferecido ao público e, principalmente, aos músicos do Paraná. “Eles sabem que aqui existe um porto seguro para todas as linguagens culturais, seja ela por meio de apresentações musicais, exposições fotográficas ou em lançamentos de obras como esta que promovem a democratização do conhecimento dos grandes mestres da música brasileira”, comenta.
Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural, o livro-cd Pedro e o Choro tem concepção e coordenação geral da curitibana Simone Cit, licenciada em música e doutoranda em Literatura, e direção musical do maestro carioca Roberto Gnattali, faz parte da iniciativa “Histórias da Música Popular Brasileira”, já contemplada com o Selo Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
Os autores:
Simone Cit
(concepção, pesquisa, textos, preparação das vozes e coordenação geral do projeto)
Nasceu em Curitiba em 1967. Licenciada em Música e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, já publicou “Histórias da Música Popular Brasileira para crianças”, uma parceria com o maestro Roberto Gnattali e a artista plástica Iara Teixeira. O livro foi distribuído gratuitamente para aproximadamente cinco mil professores de escolas públicas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo esta iniciativa contemplada com o Selo do Prêmio Cultura Viva em 2007. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Faculdade de Artes do Paraná e doutoranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.
Roberto Gnattali
(direção musical, pesquisa, regência, arranjos e adaptações)
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1948. É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, onde licenciou-se em Música e especializou-se em Educação Musical. Atua profissionalmente também como compositor, arranjador, regente, diretor musical e produtor artístico de espetáculos musicais, gravações de discos e trilhas para teatro, cinema e televisão.
Serviço:
Mais informações e entrevistas:
RB – Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne 41 9145 7027
Uma resposta a Amanhã, no Original Beto Batata