Cena teatral curitibana dos anos 90 é tema de exposição na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná

gilson_camargo_cartas_portuguesas1|Gilson Camargo. 2|Milla Jung. 3|Chico Nogueira. Fotografias mostram o trabalho de renomados atores e diretores do Estado e também os primórdios do Festival de Teatro de Curitiba.

O hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná recebe, a partir do dia 09 de abril (terça-feira), às 17h, exposição fotográfica dedicada ao universo cênico da capital paranaense. Intitulada “A Imagem do Teatro”, a mostra reúne imagens feitas por Milla Jung, Chico Nogueira e Gilson Camargo e que estão no acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Os trabalhos enfocam a cena teatral curitibana dos anos 1990, com destaque para o trabalho de importantes atores e diretores do Paraná, além de mostrar os primeiros anos do Festival de Teatro de Curitiba. A curadoria é do diretor do MIS-PR, Fernando Severo.

De acordo com Severo, as obras dos fotógrafos documentam a arte de grandes atores, expoentes de diversas gerações, como Mário Schoemberger e Guilherme Weber, entre tantos outros, e fazem uma expressiva evocação do trabalho de alguns dos diretores paranaenses mais atuantes no período, como Marcelo Marchioro, Edson Bueno, Cleon Jacques, João Luiz Fiani e Felipe Hirsch. “A qualidade técnica e artística das fotos de Chico Nogueira (também importante ator e diretor teatral), Milla Jung e Gilson Camargo representam nos dias atuais um valioso testemunho da força criativa da arte teatral que acontece nos palcos curitibanos”, completa Severo.

A mostra “A Imagem do Teatro” fica em cartaz até 05 de julho de 2013 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas. A entrada é franca. A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná fica na Rua Ébano Pereira, 240, Curitiba.

Serviço: “A Imagem do Teatro”. Fotografias do acervo do MIS-PR que mostram a cena teatral curitibana nos anos 1990. Local: hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba – PR. Entrada franca. Visitação: de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas  

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Cartunista Solda, Don Suelda del Itararé, Edson Bueno, Felipe Hirsch, Gilson Camargo, nora drenalina, Sem categoria, solda, solda cáustico, Soldatti, soruda, teatro e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.