Uma reflexão sobre o homem e o meio ambiente, no século 21, é a proposta da performance “Crossroad”, que o quarteto norte-americano Fry Street apresenta às 19h desta segunda-feira (16), no Teatro do Paiol. O evento integra a programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba e conta com a participação do físico e pesquisador Robert Davies, professor de mudanças climáticas e energia renovável. O espetáculo combina música, informações, imagens e interferências teatrais para levar o público a uma contemplação profunda e visceral sobre as escolhas da humanidade e as diferentes paisagens a que elas conduzem. É um alerta para questões de sustentabilidade e sobre a capacidade de realizações do homem, que tem a possibilidade de reinventar o mundo.
O Fry Street Quartet participa da Oficina de Música de Curitiba pela terceira vez, com o apoio cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Os quatro integrantes do conjunto – Felicia Moye, Rebeca McFaul (violinos), Brant Bayless (viola) e Anne Francis (violoncelo) –, que também atuam como professores da Oficina, recebem as melhores críticas em todos os países em que se apresentam. O grupo une precisão técnica e espontaneidade, dominando um repertório que vai da música clássica à contemporânea.
Convidado – A participação de Robert Davies no concerto do Fry Street Quartet faz do encontro uma das principais atrações da 30ª Oficina de Música de Curitiba, mostrando que a música pode ser um dos canais para sensibilização sobre questões do meio ambiente. Climatologista e físico pesquisador no Centro de Estudos do Clima da Universidade de Utah (EUA), Davies também é professor visitante de Física na Universidade de Seattle (EUA) e pesquisador da Universidade de Oxford (Reino Unido).
O físico é contato técnico da NASA, a Agência Espacial Americana, no Projeto da Estação Espacial Internacional, além de ser oficial e meteorologista da Força Aérea dos Estados Unidos. Como especialista em comunicação científica, profere palestras e responde pela formulação de políticas estaduais nos Estados Unidos. Colaborando com organizações internacionais nas questões de meio ambiente, Davies passou, recentemente, a desenvolver um trabalho menos tradicional com o Fry Street Quartet. Informações, imagens, música e teatro integram o esforço do climatologista em conquistar novas plateias para as questões de mudança climática.
Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.
Serviço: 30ª Oficina de Música de Curitiba|Performance do Fry Street Quartet, com participação do físico e pesquisador Robert Davies.Data e horário: dia 16 de janeiro de 2012 (segunda-feira), às 19h|Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)|Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.