Como ficam os consumidores que possuem veículos da Ford?
A primeira questão são as rechamadas (recalls) para reparos nos veículos: Mustang, New Fiesta Hatch, Ka, EcoSport, Ranger, Fusion, Cargo 816, F-350, F-400 e alguns modelos de caminhões.
Neste sentido, os consumidores devem ser informados como ficarão as concessionárias que atendem os serviços de reposições de peças e manutenções.
A segunda questão é a desvalorização da marca e o prejuízo aos consumidores em razão desta mudança da empresa americana para a Argentina (que já está vacinando).
Certamente, os proprietários dos veículos enfrentarão a drástica redução no valor de revenda.
A melhor saída para os consumidores são: ações judiciais coletivas com a análise das perdas patrimoniais ou um acordo com os Procons estaduais, pois não possuímos uma agência nacional em favor dos consumidores.
A ida para a Argentina não afetará os preços nos veículos?
É improvável pois há câmbio, custos com o transporte e toda logística que encarecem a manutenção dos veículos que eram produzidos no Brasil. A empresa lucrou por anos e agora deve honrar seus compromissos com os consumidores.
Fontes:
https://www.procon.sp.gov.br/ford-comunica-recall-de-mustang-modelo-2020/