Comunidade japonesa comemora aniversário de Buda com Festival das Flores

A comunidade nipo-brasileira de Curitiba promove neste final de semana, dias 4 e 5 de abril, o “Hana Matsuri” (Festival das Flores e Natal Budista do Paraná) no Centro de Eventos do Cietep (Av. das Torres). Nesta festa o público vai participar da celebração do aniversário de Buda, Sidarta Gautama, que ocorreu em 8 de abril de 566 A.C e também vai poder conhecer melhor a cultura e a gastronomia oriental.

Para relembrar o momento do nascimento de Buda, será feita uma cerimônia para banhar a imagem do pequeno Buda com chá. Uma imagem ficará dentro do Hanamido, um altar ornado com flores que representa o jardim de Lumbini, o local onde Buda nasceu e o chá a chuva de néctar que caiu na hora do nascimento. Segundo a lenda, uma música celestial ecoou pelo universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem-aventurança. Naquele momento caiu do céu uma suave chuva de néctar e as flores se abriram mostrando seu colorido.

No sábado (dia 4), às 14hs, crianças tipicamente vestidas (ochigosan) vão carregar o altar florido do pequeno Buda até o local onde acontecerá a cerimônia religiosa. Junto com elas virão monges budistas que distribuirão talismã de proteção e boa sorte. Quando o altar chegar no palco será realizado um culto em louvor ao nascimento de Buda. Após o culto terá início o ritual Kanbutsue quando o público poderá banhar o pequeno Buda com amachá (chá doce) para pedir saúde, paz e sorte durante o ano.

Os matsuris (festivais) de Curitiba foram idealizados pelo jornalista e artista plástico Claudio Seto que faleceu em novembro do ano passado. Esta será a primeira vez que um matsuri está sendo promovido sem sua presença e será feita uma homenagem a Seto durante o Hana Matsuri.

Cultura

A festa abre no sábado, as 11 horas, com a tradicional praça de alimentação quando serão vendidos pratos típicos da culinária oriental, como sushi, sashimi, sukiyaki, tempurá, udon, okashi, dorayaki, entre outros.

Durante os dois dias o público também terá a oportunidade de assistir a apresentações culturais (danças e musicas), show de taikô (tambores japoneses), artes marciais e conhecer o artesanato japonês e os jovens terão um espaço especial para matsuri odori (dança), show de bandas e concursos de cosplay (jovens que se vestem como personagens de desenhos).

Os ingressos custam R$ 4,00 (menores de 12 anos e maiores de 65 anos não pagam). A festa fica aberta no sábado das 11 às 22hs e no domingo das 11 às 21hs.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.