No sábado (dia 4), às 14hs, crianças tipicamente vestidas (ochigosan) vão carregar o altar florido do pequeno Buda até o local onde acontecerá a cerimônia religiosa. Junto com elas virão monges budistas que distribuirão talismã de proteção e boa sorte. Quando o altar chegar no palco será realizado um culto em louvor ao nascimento de Buda. Após o culto terá início o ritual Kanbutsue quando o público poderá banhar o pequeno Buda com amachá (chá doce) para pedir saúde, paz e sorte durante o ano.
Os matsuris (festivais) de Curitiba foram idealizados pelo jornalista e artista plástico Claudio Seto que faleceu em novembro do ano passado. Esta será a primeira vez que um matsuri está sendo promovido sem sua presença e será feita uma homenagem a Seto durante o
Hana Matsuri. Cultura A festa abre no sábado, as 11 horas, com a tradicional praça de alimentação quando serão vendidos pratos típicos da culinária oriental, como sushi, sashimi, sukiyaki, tempurá, udon, okashi, dorayaki, entre outros.Durante os dois dias o público também terá a oportunidade de assistir a apresentações culturais (danças e musicas), show de taikô (tambores japoneses), artes marciais e conhecer o artesanato japonês e os jovens terão um espaço especial para matsuri odori (dança), show de bandas e concursos de cosplay (jovens que se vestem como personagens de desenhos).
Os ingressos custam R$ 4,00 (menores de 12 anos e maiores de 65 anos não pagam). A festa fica aberta no sábado das 11 às 22hs e no domingo das 11 às 21hs.