Para o Trio esse recital é uma oportunidade de proporcionar à cidade um repertório de obras de grande valor artístico e raramente executadas, seja isso devido à formação camerística pouco comum, à presença de muitas dificuldades técnicas exigidas dos músicos, ou à característica de não possuírem apelo comercial.
Assim, o projeto Contrastes – que inclui uma Masterclass gratuita para instrumentistas (piano, clarinete, violino) no dia 9 de outubro – tem como objetivo despertar a atenção do público curitibano para dois aspectos opostos da música do século XX. O primeiro deles reflete-se numa linguagem ainda ancorada na estrutura tonal do século XIX, manifestada por várias tendências, entre elas o Nacionalismo da primeira metade do século XX. O segundo aspecto refere-se a elementos surgidos e tipicamente presentes no século XX, como o dodecafonismo, a politonalidade, o atonalismo e a exploração de possibilidades tímbricas nos instrumentos, mais evidentes nas obras a serem apresentadas de Alban-Berg, Bartók e Crowl.
Vale ainda ressaltar a presença de “Mata Atlântica 2”, uma obra do compositor vivo contemporâneo, residente em Curitiba, Harry Crowl. Menciona-se aqui a importância de se mostrar obras contemporâneas em apresentações de música erudita, uma prática que mantém a tradição musical viva, prestigia e valoriza os elementos culturais mais próximos da nossa realidade e fomenta a produção de novas obras.
O Trio Rerum Novarum iniciou os trabalhos no segundo semestre de 2004, com o objetivo de divulgar a música de câmara escrita para esta formação pouco comum, (violino, clarineta e piano), mais especificamente a música contemporânea, brasileira ou estrangeira. Essa intenção está expressa no nome do grupo, que significa em latim, “De Coisas Novas”.
Serviço:
Contrastes – Recital de música com o Trio Rerum Novarum – formado pelo pianista Paulo Piá de Andrade, o clarinetista André Ehrlich e a violinista Martina Lohman. Apresentações na quarta e quinta-feira, dias 7 e 8, às 20h30, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). No programa serão interpretadas obras Alban-Berg (“Adágio do Concerto de Câmara para Violino”), Darius Milhaud (“Suíte para Clarineta, Violino e Piano), Béla Bartók (“Contrastes”) e do compositor mineiro Harry Crowl que faz a estréia mundial de “Mata Atlântica 2”. Ingressos R$10 e R$5 (meia-entrada). Masterclass no dia 9 de outubro, das 14 horas às 18 horas, com entrada gratuita. Informações: (41) 3321-2840.