Cores e flores no Alto da XV

“A Casa está aberta e os vasos estão floridos” é o nome da exposição individual da artista plástica Josi Forbeci que acontece a partir de hoje, dia 23, às 19 horas, no espaço cultural Original Beto Batata (R. Professor Brandão, 678 – Alto da XV). Na ocasião serão apresentadas ao público dez obras, em diversos tamanhos, nas técnicas de óleo sobre papel e óleo sobre tela, que traz as flores como tema predominante. Os trabalhos, de várias fases da artista, estabelecem um pequeno painel cronológico de sua produção desde 1998 até hoje.

Josi Forbeci formou-se em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nos últimos anos seus trabalhos em tela retratam ambientes imaginários da cultura popular brasileira observando padrões têxteis. Existe um espaço tridimensional (paredes e chão) como o fragmento de uma casinha de madeira singela perdida em algum canto da memória. Os espaços são preenchidos com estampas, cores, vasos de flores, janelas, quadros e retratos numa criação de padrões de tecidos.

Sua abordagem do tema nos leva a espaços oníricos, construídos com o uso de estampas e padronagens inspirados na experiência da própria artista, além de elementos recorrentes como vasos e janelas. A cor, não tem compromisso com efeitos de luz e sombra ou perspectiva. E esta é a principal característica da própria artista: o uso de espaço capaz de criar uma sensação agradável ao observador.

Atualmente a artista une duas vertentes pesquisando moda e arte onde em paralelo com a pintura desenvolve desenho de estamparias em tecido e confecciona bolsas artesanais para as quais transfere toda sua arte e criatividade.

O restaurateur Robert Amorim, o Beto Batata, conta que essa exposição vem ao encontro da linguagem que seu Espaço Cultural tem oferecido aos artistas do Paraná. “Eles sabem que aqui existe um porto seguro para a música e as artes plásticas”.

Serviço: Exposição de pinturas A Casa está aberta e os vasos estão floridos de Josi Forbeci. Abertura hoje, dia 23, às 19 horas no Espaço Cultural Beto Batata (R. Professor Brandão, 678 – Alto da XV ). Horário de visitação: de terça a domingo, das 19 às 24 horas. Entrada franca. A mostra permanece até o 21 de setembro.


Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.