Josi Forbeci formou-se em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nos últimos anos seus trabalhos em tela retratam ambientes imaginários da cultura popular brasileira observando padrões têxteis. Existe um espaço tridimensional (paredes e chão) como o fragmento de uma casinha de madeira singela perdida em algum canto da memória. Os espaços são preenchidos com estampas, cores, vasos de flores, janelas, quadros e retratos numa criação de padrões de tecidos.
Sua abordagem do tema nos leva a espaços oníricos, construídos com o uso de estampas e padronagens inspirados na experiência da própria artista, além de elementos recorrentes como vasos e janelas. A cor, não tem compromisso com efeitos de luz e sombra ou perspectiva. E esta é a principal característica da própria artista: o uso de espaço capaz de criar uma sensação agradável ao observador.
Atualmente a artista une duas vertentes pesquisando moda e arte onde em paralelo com a pintura desenvolve desenho de estamparias em tecido e confecciona bolsas artesanais para as quais transfere toda sua arte e criatividade.
O restaurateur Robert Amorim, o Beto Batata, conta que essa exposição vem ao encontro da linguagem que seu Espaço Cultural tem oferecido aos artistas do Paraná. “Eles sabem que aqui existe um porto seguro para a música e as artes plásticas”.
Serviço: Exposição de pinturas A Casa está aberta e os vasos estão floridos de Josi Forbeci. Abertura hoje, dia 23, às 19 horas no Espaço Cultural Beto Batata (R. Professor Brandão, 678 – Alto da XV ). Horário de visitação: de terça a domingo, das 19 às 24 horas. Entrada franca. A mostra permanece até o 21 de setembro.