Costela alta e vinho do Avô

ME VEM no zap a pergunta, “você sabe o que quer dizer ‘costela alta’? Fui ao Google e não achei nada”. Tou nem aí para a dúvida, Google não é enciclopédia confiável, dicionário preciso, nem eu vim ao mundo para ajudar folgado. Podia responder ao perguntante, que sequer obsequia o contexto da expressão: ‘você vive em churrascaria, conhece todas da região metropolitana, costela alta deve ser a altura do fogo’.

UM QUERIDO amigo, Gilson Amaro Fernandes, era advogado de sucesso e brilhante professor de direito. Não conseguia trabalhar nos seus casos tanto perdia tempo orientando colegas que buscavam ajuda nos processos deles. Resultado: não ganhava dinheiro, os outros enchiam as burras, faziam renome e não lhe agradeciam sequer com uma garrafa do vinho do Avô, o brût de Campo Largo, reserve de patron.

TIVE um momento desses, um só, ainda como advogado. Pior que foi em casa, hora do almoço, a mulher presente, na fase suspicaz do casamento. A vizinha nova, mulher jovem, morena com um pé na oca e outro na maloca, aparece, shortinho curto, tudo no lugar, de cima até em baixo, em baixo o chinelinho que desvenda duas patas de gazela, como celebrou Alencar, a receita de mulher, de Vinícius.

ERA advogada recém formada nessas faculdades recém autorizadas. Queria orientação no processo banal que atendia. Acredito que de boa fé, que só mulher muito manhosa invadiria o covil da onça conjugal para seduzir marido sem sal. Entre a cruz e a espada, entre o olhar fulminante de uma e a promessa da outra, descartei a colega: ‘Já foi aos livros? Então vá!’. Perdi uma batalha. Mas venci a guerra.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Rogério Distéfano - O Insulto Diário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.