Instituto Cervantes de São Paulo realiza evento de HQ. Homenagem a Ziraldo, com a presença dos cartunistas Javier de Iusi (Espanha) e Nik (Argentina). Locais: no Instituto Cervantes, no Grande Auditório do Masp e na Livraria HQMIX.
O Instituto Cervantes de São Paulo, em parceria com a Livraria HQMIX e o MASP, realiza entre os dias 23 e 28 de março, uma série de atividades voltadas para o universo dos quadrinhos em homenagem ao desenhista e cartunista brasileiro Ziraldo, que em dezembro de 2008 recebeu o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, concedido pela Espanha como reconhecimento ao “compromisso social” e à “grande repercussão internacional” de sua obra.
“O Quadrinho Iberoamericano”, Homenagem a Ziraldo acontece no Auditório do Instituto Cervantes, no Grande Auditório do MASP e na Livraria HQMIX.
A exposição “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”, com quadrinhos inspirados na figura do Quixote, feitas pelos desenhistas brasileiros Caco Galhardo e Bira Dantas, e a palestra do ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e WAP designer, Eloar Guazzelli Filho abrem o evento no dia 23 de março, segunda-feira, às 19h30, no Instituto Cervantes.
Oficinas de quadrinhos com os cartunistas Javier de Isusi e Nik e noite de autógrafos com Javier de Isusi integram “O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo”.
No auge das atividades acontecerá uma mesa-redonda conduzida por João Gualberto Costa, Gual, com a ilustre participação do homenageado Ziraldo, além do espanhol Javier de Isusi e do argentino Nik.
Confira a programação.
Quadrinhos e redemocratização, a Espanha abre os caminhos. Palestrante, Guazzelli. Dia: 23 de março de 2009. Horário: às 19h30. Local: Auditório do Instituto Cervantes,
Av. Paulista, 2439, Metrô Consolação, tel. 11 3897 9609. O ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e WAP designer Eloar Guazzelli Filho apresenta uma avaliação crítica da importância das histórias em quadrinhos como vetor de abertura política e cultural, a partir das experiências no Brasil, Argentina, Portugal e principalmente na Espanha.Na sequência, Caco Galhardo e Bira Dantas, desenhistas brasileiros, abrem a mostra de quadrinhos inspirados na figura do Quixote, “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”.
Exposição “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”. Caco Gallardo e Bira Dantas. De 24 a 28 de março de 2009. Horários: terça-feira a sexta-feira, das 8h às 21h e sábados, das 9h às 15h. Local: Espaço Cultural do Instituto Cervantes, Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação Tel. 11 3897-9609.
Mesa-redonda O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo, Com Javier de Isusi, Nik e Ziraldo. Mediação: Gualberto Costa. Dia: 24 de março de 2009. Horário: às 20h Local: Grande Auditório do MASP, Av. Paulista, 1578.
Nascido em Minas Gerais, o pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas, mas a fama só começou a vir nos anos 60, após o lançamento da revista A Turma do Pererê. Foi muito ativo durante a ditadura militar, quando participou da fundação do jornal O Pasquim, que não se calava frente às censuras. No fim dos anos 70 passou a se dedicar as publicações infantis, lançando em 1980, um dos seus mais famosos personagens: O Menino Maluquinho. O jornalista, desenhista, livreiro e ativista dos quadrinhos brasileiros, João Gualberto Costa, Gual, conduzirá este encontro, no qual, além de Ziraldo, participam o espanhol Javier de Isusi e o argentino Nik.
Oficina de quadrinho com Nik. Dia: 25 de março de 2009. Horário: das 19h às 21h. Local: Auditório do Instituto Cervantes. Endereço: Av. Paulista, 2439, Metrô Consolação, tel. 11 3897-9609. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail:
Oficina de quadrinho com Javier de Isusi. Dia: 26 de março de 2009. Horário: das 19h às 21h. Local: Auditório do Instituto Cervantes, Av. Paulista, 2439, Metrô Consolação, tel. 11 3897-9609.